Leia também:
X Advogada é assassinada diante do filho de 11 anos em São Paulo

Deputada da oposição pede que Código Eleitoral seja reformado

Se aprovada, as mudanças já valerão para as eleições de 2022

Pleno.News - 23/06/2021 12h30 | atualizado em 23/06/2021 12h54

Deputada Margarete Coelho
Deputada Federal Margarete Coelho é relatora Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

A relatora do grupo de estudo da Câmara sobre as regras do processo eleitoral do país, deputada Margarete Coelho (PP-PI) entregou um longo parecer ao presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), nesta quarta-feira (23). Segundo Margarete, a ideia é uniformizar o sistema brasileiro.

– Estamos uniformizando os prazos de desincompatibilização, multas, dando clareza a funções e atribuições da Justiça Eleitoral. Estamos também fazendo uma releitura das penas de inelegibilidade, na linha do que o Supremo fez até agora – disse a deputada.

Lira afirmou que, a partir de agora, pretende realizar uma série de reuniões com os partidos sobre o texto e que a intenção é aprovar as mudanças na Câmara e no Senado a tempo de valerem para as eleições de 2022, ou seja, até outubro deste ano.

Margarete Coelho afirmou ainda que o texto atualiza a Lei de Proteção de Dados e o Marco Regulatório da Internet. Segundo ela, a utilização da internet na propaganda eleitoral “é um grande conflito” que ameaça a democracia.

– Nós temos hoje um dos processos eleitorais mais judicializados do mundo, e isso promove insegurança jurídica extrema. Temos uma quantidade enorme de votos e candidaturas anuladas, o que termina por invalidar a vontade do eleitor. Então, a grande intenção é empoderar o eleitor, mostrar que ele é o principal ator no palco da democracia – disse a relatora.

No Twitter, Lira disse que o texto será apresentado nesta quinta-feira (24) na reunião de líderes e que “o debate será amplo e suprapartidário”.

*AE

Leia também1 CPI convoca ex-coordenador na Saúde por compra da Covaxin
2 Perseguição da China obriga jornal pró-democracia a fechar
3 CPI da Pandemia aprova sessão secreta "pedida" por Witzel
4 CPI convoca Facebook, Google e Twitter por lives de Bolsonaro
5 Maior erro na pandemia foi falta de campanhas, diz Mourão

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.