Leia também:
X Valdemar: “As portas do PL estão abertas para Carlos Bolsonaro”

Deltan acusa Gilmar Mendes de votar em favor de corruptos

Deputado se manifestou por meio das redes sociais

Pleno.News - 09/05/2023 14h16 | atualizado em 09/05/2023 17h36

Deltan Dallagnol Foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados

O deputado Deltan Dallagnol (Podemos-PR), ex-procurador da Lava Jato, foi às redes sociais responder às críticas do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes sobre a atuação da força-tarefa.

Durante entrevista, na noite desta segunda-feira (8), o ministro afirmou que o combate à corrupção “fora dos marcos legais” ameaçou a democracia, deu origem ao fascismo no país e garantiu a eleição de Jair Bolsonaro a presidente em 2018. Deltan acusou o ministro de votar “sistematicamente em favor da absolvição e anulação de sentenças de corruptos”.

– Gilmar Mendes nunca respeitou a liturgia do cargo, vedações da lei da magistratura, regras de suspeição, distanciamento dos réus nem compreendeu o papel do combate à corrupção para a preservação da democracia – afirmou o ex-procurador.

E acrescentou:

– Enquanto procura falhas na Lava Jato, o ministro tenta coar agulhas, mas engole camelos, votando sistematicamente em favor da absolvição e anulação de sentenças de corruptos, contra os votos técnicos de ministros como Edson Fachin. O ministro destila um ódio que mostra o que há em seu coração. Sua mensagem é perversa e avessa ao que é justo, moral e ético. Suas palavras ilustram a inversão de valores que injuriam os brasileiros.

Segundo o agora deputado, que atua no Congresso Nacional alinhado ao ex-juiz Sergio Moro (União Brasil-PR), antigo titular da Vara de Curitiba onde se concentraram os processos relativos à força-tarefa, Gilmar Mendes “precisa explicar” muitas questões sobre sua própria atuação.

– O senhor já ligou para redações pedindo a cabeça de jornalistas? Já ligou para universidades pedindo a cabeça de acadêmicos cujo trabalho lhe desagradou? Já ligou para políticos para fazer indicações? Ligou para ministros de outros tribunais para influenciar votos? – escreveu Deltan, negando em seguida que “sua luta” seja contra o ministro.

CRÍTICAS DE GILMAR MENDES À LAVA JATO
A troca de acusações entre Gilmar Mendes, Deltan Dallagnol e Moro não é recente. O ministro manifestou restrições ao modus operandi da Lava Jato diversas vezes. A tensão cresceu nas últimas semanas, após a revelação de um vídeo em que Moro acusava Gilmar Mendes de vender habeas corpus no STF para liberar réus. O episódio acabou gerando uma denúncia da Procuradoria-Geral da República contra o ex-juiz por calúnia.

Ao ser questionado sobre o caso na entrevista ao Roda Viva, da TV Cultura, Gilmar Mendes disse que quem deveria explicar a comercialização de sentenças seria Moro. Gilmar fez questão de citar as acusações similares de que o próprio ex-juiz é alvo.

– Eu achei estranho a revelação dessa “brincadeira” feita exatamente no momento em que Moro está sendo acusado de vendas de decisões por Tacla Duran – afirmou.

*AE

Leia também1 Valdemar: "As portas do PL estão abertas para Carlos Bolsonaro"
2 Lula deixa inauguração da linha do Gripen sem discursar
3 André Fernandes depõe na PF em inquérito aberto por Moraes
4 Viagem de Lula para a China custou ao menos R$ 5,5 milhões
5 Lula desiste de ir à reunião, e Padilha pode ser o motivo

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.