Leia também:
X André Mendonça pede “reflexão não apaixonada” sobre atos

Deltan pede apoio da população contra o PL da Censura

Texto pode abrir brechas na legislação para censurar conteúdos nas redes sociais

Leiliane Lopes - 24/04/2023 18h08 | atualizado em 24/04/2023 18h21

Deltan Dallagnol Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

O deputado federal Deltan Dallagnol (Podemos-PR) entende que é urgente evitar que a Câmara dos Deputados aprove o Projeto de Lei 2630/2020, mais conhecido como PL da Censura.

O texto institui a Lei Brasileira de Liberdade, Responsabilidade e Transparência na Internet, criando, por exemplo, um grupo para moderar as redes sociais.

Na visão do parlamentar, a população precisa cobrar os deputados de seu estado para que eles votem contra o projeto que será debatido nesta terça-feira (25).

– Se a urgência for aprovada, o projeto poderá ter seu mérito aprovado depois de amanhã, na quarta. Como já passou pelo Senado, está muito próximo de se tornar lei. Se você preza sua liberdade de expressão, é urgente que faça algo – ensinou o parlamentar.

Cinco pontos do projeto podem abrir brechas na lei brasileira para acabar com liberdades fundamentais como a liberdade de expressão, liberdade de consciência e até mesmo de religião.

Usuários poderão denunciar publicações e até mesmo as plataformas de redes sociais poderão criar um algoritmo para derrubar publicações ou perfis que postarem conteúdos considerados ofensivos ou fake news.

Pontos que serão avaliados, como explica Deltan, são: difusão de conteúdos ilícitos, difusão de conteúdos relativos a golpe de estado, discriminação ou preconceito, violência de gênero, riscos de danos à dimensão coletiva dos direitos fundamentais previstos na Constituição ou relacionados a temas cívicos, político-institucionais e eleitorais.

ASSISTA:

Leia também1 Movimento estudantil marca ato contra PL da Censura em Brasília
2 Felipe Moura Brasil dispara críticas a Lula: "Faz-se de sonso"
3 Quatro partidos têm interesse em postergar PL das Fake News
4 Após grave acidente, Kaiky Melo segue internado há 26 dias
5 Influenciador digital é preso por repassar notas falsas

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.