Leia também:
X DF: Policial reage a assalto, e ladrão morre no local

“O mesmo magistrado do STF foi vítima e juiz no caso Silveira”

Ex-procurador do MPF, Deltan Dallagnol, se manifestou por meio das redes sociais, nesta quinta-feira

Pleno.News - 21/04/2022 16h25 | atualizado em 22/04/2022 10h15

Deltan Dallagnol Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Nesta quinta-feira (21),o ex-procurador do Ministério Público Federal (MPF) Deltan Dallagnol se manifestou a respeito da decisão tomada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) contra o deputado federal Daniel Silveira. Deltan se manifestou por meio das redes sociais.

Silveira foi condenado, na quarta-feira (20), por dez votos a um por ameaças e incitação à violência contra magistrados do STF. A pena é de oito anos e nove meses de prisão. Ele também perdeu seu mandato como parlamentar. O único a votar a favor do parlamentar foi o primeiro indicado do presidente Jair Bolsonaro ao Supremo, ministro Kassio Nunes.

Em sua análise desta quinta, Dallagnol relembrou de José Dirceu.

– José Dirceu, condenado a sete anos como líder do mensalão, esquema que desviou ao menos R$ 101 milhões, cumpriu só dois anos e o STF extinguiu sua pena. Daniel Silveira, por atacar verbalmente o STF, foi condenado a oito anos e nove meses de prisão e foi tornado inelegível. Independentemente da justiça da condenação em si, você acha essas penas corretas? – questionou Deltan.

Ele citou ainda outros posicionamentos do STF em relação à operação Lava Jato.

– O Art. 53 estabelece que “Os Deputados e Senadores são invioláveis, civil e penalmente, por QUAISQUER de suas opiniões, palavras e votos”. O STF disse que ataques à democracia e às instituições não estão protegidos. Ao mesmo tempo, o STF disse que a Lava Jato não podia fazer busca e apreensão para pegar provas de corrupção no imóvel de parlamentar, porque seu imóvel seria inviolável. O que você acha? Se um juiz é credor de uma dívida, jamais pode julgar o caso contra o devedor. Se uma pessoa é vítima de um crime, jamais pode ser juiz desse caso. Contudo, o mesmo magistrado do STF foi vítima e juiz no caso Silveira. Por MUITO menos e de modo equivocado, o STF declarou a suspeição de Moro – escreveu o ex-procurador, no Twitter.

Leia também1 Paulinho: Doria foi avisado de que não concorrerá ao Planalto
2 Malafaia sobre Mendonça: "Terrivelmente decepcionado"
3 Mendonça tenta explicar voto contra Silveira: "Fiz o correto"
4 Silveira: Lira recorre a STF para Câmara decidir sobre cassação
5 Carla Zambelli diz estar de luto "pela morte da Justiça"

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.