Leia também:
X Cade condena 11 empresas por cartel em obras do metrô de SP

Deltan não irá ao Congresso para falar de vazamentos

Procurador informou que acha mais importante concentrar suas manifestações na esfera técnica

Henrique Gimenes - 08/07/2019 17h29 | atualizado em 08/07/2019 19h55

Procurador Deltan Dallagnol Foto: Pedro de Oliveira/ALEP

O procurador Deltan Dallagnol, chefe da força-tarefa da Lava Jato em Curitiba, não irá mais à Câmara dos Deputados e ao Senado para falar de supostos diálogos vazados. A informação foi dada pela revista Veja.

Os diálogos foram revelados inicialmente pelo site The Intercept Brasil e trazem Deltan conversando com o então juiz Sergio Moro, responsável pelos casos da operação. Entre as conversas estava o caso do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Outros veículos também já começaram a revelar novos dados sobre os vazamentos, como a própria Veja e o jornal Folha de S.Paulo.

Dallagnol enviou um comunicado nesta segunda-feira (8) ao Congresso. No texto, ele agradece ao convite mas afirma que considera “ser importante concentrar na esfera técnica minhas manifestações sobre mensagens de origem criminosa, cuja veracidade e autenticidade não reconhecemos, e que vêm sendo usadas para atacar a operação Lava Jato”.

Veja a mensagem completa:

“O Congresso Nacional é uma das Instituições mais relevantes em nossa democracia e corresponsável pela definição dos rumos do país, como um dos poderes da República. Como membro do Ministério Público, Instituição essencial à Justiça, tenho por função constitucional desempenhar trabalho de natureza técnica perante o Judiciário, outro poder, situação distinta daquela de agentes públicos vinculados ao Poder Executivo. Esse trabalho técnico consiste em investigar fatos e buscar a aplicação da lei penal de modo eficiente e justo, de acordo com a Constituição e com as leis, atividade funcional sujeita à apreciação do Poder Judiciário.

Diante disso, muito embora tenha sincero respeito e profundo apreço pelo papel do Congresso Nacional nos debates de natureza política que realiza e agradeça o convite para neles participar, acredito ser importante concentrar na esfera técnica minhas manifestações sobre mensagens de origem criminosa, cuja veracidade e autenticidade não reconhecemos, e que vêm sendo usadas para atacar a Operação Lava Jato.”

Leia também1 "Moro é o símbolo do Batman contra o Coringa", diz Heleno
2 Supostas vítimas do Pavão não procuraram a Polícia Federal

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.