Leia também:
X Lula toma café com Lira em meio à crise de articulação política

Deltan diz que Lula indicou Zanin ao STF por “sua fidelidade”

Parlamentar participou de um ato a seu favor nas ruas de Curitiba

Pleno.News - 05/06/2023 11h13 | atualizado em 05/06/2023 11h48

Deltan no meio do povo, em Curitiba Foto: Reprodução/Vídeo redes sociais

Neste domingo (4), o deputado Deltan Dallagnol pediu a seus apoiadores, em Curitiba, que “lutem por votos cassados ilegalmente, contra prisões ilegais e contra o arbítrio”. O parlamentar não citou nomes, mas suas críticas apontam para seu algoz, o ministro corregedor do Tribunal Superior Eleitoral Benedito Gonçalves, relator da ação no qual foi decretada a cassação de seu mandato.

– Não quero viver num país em que tem um corrupto na Presidência e quem combate a corrupção corre risco de ir para a cadeia. Não quero viver em um país em que um amigo do presidente é colocado no STF não por suas qualidades, mas por fidelidade. Em que pessoas de bem vão às ruas com medo de fazer o que é certo numa democracia, criticar decisões de governantes – afirmou.

O ex-chefe da força-tarefa da Operação Lava Jato discursou de cima de um carro de som na capital paraense. A seu lado, estavam os senadores Eduardo Girão (Novo-CE) e Oriovisto Guimarães (Pode-PR). O senador Sergio Moro, ex-juiz da Lava Jato, não compareceu à manifestação.

Também estavam presentes os deputados Renata Abreu (Pode-SP), Gilson Marques (Novo-SC), Abilio Brunini (PL-MT), Dr. Frederico (Patriota/MG), Sargento Portugal (Pode-RJ), Sargento Fahur (PSD-PR), Reinold Stephanes (PSD-PR) e Rodrigo Estacho (PSD-PR).

Em seu discurso, Deltan alegou que hoje se vê uma “reação do sistema corrupto”, pedindo que seus apoiadores lutassem.

– Por um país em que o presidente da República não seja um condenado por corrupção. Para que os corruptos não fiquem impunes. Para que o nosso país não seja de dois Sérgios, o que é acusado por piada de festa junina e o que é acusado por desviar milhões, que está livre leve solto fazendo rolê no Rio (numa referência a Moro e ao ex-governador Sérgio Cabral). Lutar pela nossa liberdade, nossa voz, com os instrumentos na nossa mão.

Cassado por “fraude à lei” da Ficha Limpa, Deltan pregou transformação.

– Eles podem ganhar ou a gente pode ganhar. Eu vou lutar até o fim. Peço que não desistam. Foi assim com pessoas nas ruas que a gente começou grandes mudanças, e grandes manifestações começaram com manifestações menores.

– Se me cassarem ou não. Se cassarem uma cabeça a gente vai erguer três aqui no Paraná. Três em outros estados. E a gente vai encher aquele Congresso para que dentro da democracia a gente faça a transformação. A gente não vai construir o Brasil que a gente quer se a gente nos dobrar ao arbítrio, ao abuso e à corrupção. Se a gente cair nos métodos errados da vingança ou, no outro oposto, na omissão. Vamos buscar o caminho do meio, da verdade, e da justiça – completou.

*AE

Leia também1 Toffoli será relator de recurso apresentado por Deltan ao STF
2 "Não querem só impunidade, querem vingança", diz Dallagnol
3 Estadão critica indicação de Zanin: "Vingança de Lula"
4 “Advogado militante”, diz Marco Aurélio sobre Cristiano Zanin
5 Ao definir a indicação de Zanin ao STF, Lula fez três ligações

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.