Deltan Dallagnol é intimado a depor na Polícia Federal
Intimação chega no mesmo dia em que o deputado apresenta recurso contra a sua cassação ao TSE
Pleno.News - 30/05/2023 17h29 | atualizado em 30/05/2023 19h27

O deputado Deltan Dallagnol (Podemos-PR) foi intimado, nesta terça-feira (30), para depor perante a Polícia Federal na próxima sexta (2). O expediente da intimação diz apenas que o motivo do depoimento é “termo de declarações” e que a ordem veio da “Coordenação de Inquéritos nos Tribunais Superiores”.
A intimação que não revela um motivo, de fato; mas chega no mesmo dia em que o deputado apresenta recurso contra a sua cassação ao Tribunal Superior Eleitoral.
Dallagnol disse em entrevista ao programa Roda Vida, da TV Cultura, na noite desta segunda (29), que iria opor embargos de declaração contra a decisão que cassou seu mandato, ao mesmo tempo em que recorreria perante a Mesa Diretora da Câmara, responsável pelos trâmites de cumprimento da decisão do TSE.
Um dia depois da sua cassação, o juiz Eduardo Appio, que esteve à frente dos casos da Lava Jato na Justiça Federal de Curitiba, determinou a intimação de Dallagnol para depor no caso de Rodrigo Tacla Duran, ex-operador financeiro da Odebrecht que acusa o ex-procurador e o ex-juiz Sergio Moro de suspeição no processo.
O ministro da Justiça, Flávio Dino, também havia solicitado ao Supremo que abrisse uma investigação sobre o deputado, por causa de declarações feitas sobre a sua visita à favela do Complexo da Maré, no Rio de Janeiro. Dino acusa Dallagnol dos crimes de racismo, calúnia e injúria.
*Com informações AE
Leia também1 "Não querem só impunidade, querem vingança", diz Dallagnol
2 Churrasco de Lula: Merval critica "promiscuidade de Brasília"
3 Alvo da Lava Jato, Arthur Lira desprezou socorro a Dallagnol
4 Pacheco descarta que Congresso revisará cassação de Dallagnol
5 CPI do Abuso de Autoridade pode ir a meio milhão de assinaturas