Defesa de Zambelli pede prisão domiciliar por motivos de saúde
A deputada declarou que sofre de síndrome de Ehlers-Danlos
Leiliane Lopes - 16/05/2025 17h44 | atualizado em 16/05/2025 20h31

O advogado Daniel Bialski informou nesta sexta-feira (16) que vai pedir prisão domiciliar para a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP), condenada na última quarta-feira (14) pelo STF a dez anos de prisão por invasão ao sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Segundo ele, a parlamentar não tem condições de saúde para ficar presa.
Na quinta-feira (15), Zambelli afirmou sofrer de síndrome de Ehlers-Danlos, que afeta os tecidos do corpo, além de problemas cardíacos e depressão. Segundo a deputada, essas doenças impedem que ela fique muito tempo em pé ou sem os cuidados médicos adequados.
– Eu não sobreviveria à cadeia – declarou.
Bialski afirmou que vai reunir laudos médicos que comprovem as condições da parlamentar. Com esses documentos, pretende acionar o STF para pedir a conversão da pena em prisão domiciliar, usando embargos declaratórios.
A condenação da deputada inclui, além da pena em regime fechado, perda do mandato, pagamento de indenização e inelegibilidade por oito anos. Ela ainda pode recorrer da decisão.
Na mesma ação, o hacker Walter Delgatti Neto também foi condenado. Ele pegou oito anos e três meses de prisão e segue preso preventivamente. Ambos foram responsabilizados por invasão de sistema e falsidade ideológica.
Zambelli nega envolvimento nos crimes e afirma estar sendo perseguida politicamente.
Leia também1 Foo Fighters demite baterista que substituiu Taylor Hawkins
2 Homem que queimou Bíblia em vídeo é achado morto no Ceará
3 Nos Estados Unidos, cofundador da marca Ben & Jerry’s é preso
4 Câmara pode avançar com PEC que limita decisões monocráticas
5 Justin Bieber quebra o silêncio e se pronuncia sobre caso P.Diddy