Leia também:
X Carreta carregada de oxigênio tomba na Serra de Petrópolis

Defesa de Lula entrega ao STF mensagens sobre caças suecos

Relatório foi enviado ao ministro Ricardo Lewandowski

Pleno.News - 22/03/2021 15h49 | atualizado em 22/03/2021 16h00

Ex-presidente Lula Foto: Divulgação/Ricardo Stuckert

Nesta segunda-feira (22), a defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva enviou ao ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), mais um relatório sobre as mensagens da força-tarefa da Lava Jato apreendidas no âmbito da Operação Spoofing, investigação que mirou hackers de autoridades.

Boa parte dos diálogos que constam no 12º parecer elaborado pela perícia contratada pelos advogados Cristiano Zanin Martins e Valeska Teixeira Zanin Martins são referentes à denúncia dos caças suecos.

A acusação atribui a Lula, seu filho Luís Cláudio e o casal de lobistas Mauro Marcondes e Cristina Mautoni, suposto envolvimento em ‘negociações irregulares que levaram à compra de 36 caças do modelo Gripen pelo governo brasileiro e à prorrogação de incentivos fiscais destinados a montadoras de veículos por meio da Medida Provisória 627’, durante o governo Dilma Rousseff.

A denúncia foi apresentada no âmbito da Operação Zelotes em 2016, pelos supostos crimes de crimes de tráfico de influência, lavagem de dinheiro e organização criminosa. A ação penal segue com o juiz federal Vallisney de Souza Oliveira, da 10ª Vara Federal, em Brasília.

Parte das mensagens ainda tratam de delações premiadas fechadas no âmbito da Lava Jato, citando por exemplo, o ex-ministro Antônio Palocci (Fazenda/Governo Lula e Casa Civil/Governo Dilma). Palocci prestou depoimento na ação dos caças suecos.

No relatório enviado a Lewandowski, a defesa de Lula também destaca um diálogo em que o ex-chefe da força-tarefa no Paraná, Deltan Dallagnol, afirma que o juiz Luiz Antônio Bonat, sucessor de Sérgio Moro na 13ª Federal de Curitiba, ‘sugeriu’ questões relacionadas a pedidos de bloqueios de bens.

*Estadão

Leia também1 57% acham justa condenação de Lula, aponta pesquisa Datafolha
2 Em "recuo", Lula diz não saber se será candidato em 2022
3 Ciro Gomes: "Não vou deixar o Lula ganhar essa na lambança"
4 Lula diz que Brasil "merece coisa melhor" que Bolsonaro
5 Bolsonaro provoca Lula e chama petista de "Capitão Corrupção"

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Grupo
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.