Leia também:
X Homem tenta operar o nariz em casa e acaba internado em SP

Defesa de Jair Bolsonaro se manifesta sobre ações no TSE

Representações foram feitas por partidos de oposição

Pleno.News - 28/07/2022 21h37 | atualizado em 29/07/2022 12h18

Presidente Jair Bolsonaro Foto: Isac Nóbrega/PR

Nesta quinta-feira (28), a defesa do presidente Jair Bolsonaro, candidato do PL à reeleição, apresentou manifestação nas representações feitas por partidos de oposição no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A questão envolve reunião realizada no Palácio da Alvorada, no dia 18 de julho, com representantes de embaixadas.

Nas representações, o PDT , PT e a Rede alegaram que houve disseminação de desinformação, propaganda eleitoral antecipada e utilização indevida de meio de comunicação durante o evento.

Na petição, a defesa pediu o arquivamento das ações e disse que as falas do presidente foram feitas na forma de manifestação de “opinião política própria inerente ao debate de ideias”.

– O que se tem nos autos é a exposição de críticas, ainda que duras e enfáticas, do presidente da República em relação a algumas fragilidades que, segundo pensa, existem no sistema eletrônico de votação atualmente vigente no País. De fato, a exposição de posicionamentos políticos individuais, que obviamente inclui críticas a posições diversas, configura manifestação de opinião política própria inerente ao debate de ideias, jamais indicando a suposta existência de propaganda eleitoral negativa – argumentou a defesa.

Os advogados também negaram a ocorrência de propaganda eleitoral antecipada.

– Na realidade, essa representação apresenta-se como uma tentativa de, desde já, judicializar as eleições presidenciais que se avizinham, o que deve ser prontamente rechaçado por esse TSE, sob pena de o pleito sair de seu lugar constitucional, sufrágio popular, e encaminhar-se para a Corte, o que não pode ser permitido – concluiu a defesa.

*Agência Brasil

Leia também1 Gleisi é condenada, pela 3ª vez, a indenizar Luciano Hang
2 Bolsonaro: “Transformamos em adubo os cocôs que fizeram”
3 Vice da Colômbia torce por vitória de Lula: "Será magnífico"
4 Ciro diz que apoio a Lula em eventual 2º turno não é viável
5 Junto de 20 países, Brasil assina texto em favor da democracia

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.