Leia também:
X STF: Nunes Marques suspende trecho da Lei da Ficha Limpa

Defesa de Eustáquio solicita anulação da prisão preventiva

Advogados rebateram acusações de que o jornalista se aproximou da Praça dos Três Poderes

Paulo Moura - 20/12/2020 14h34 | atualizado em 21/12/2020 11h46

Jornalista Oswaldo Eustáquio Foto: Reprodução

Em nota enviada à imprensa no sábado (19), os advogados do jornalista Oswaldo Eustáquio confirmaram que já fizeram um pedido de revogação da prisão preventiva determinada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), cumprida na última sexta-feira (18).

Eustáquio foi detido por ordem de Moraes por, segundo o ministro, ter descumprido os critérios da prisão domiciliar e ter se aproximado da Praça dos Três Poderes, o que estaria proibido pelo membro da Suprema Corte como parte uma decisão tomada no âmbito do inquérito 4828, o chamado “inquérito das manifestações antidemocráticas”.

Na nota, que foi assinada pelos advogados Ricardo Vasconcellos e Paulo Goyaz, os defensores afirmam que “a decisão partiu de premissas equivocadas” e que Oswaldo não se aproximou da zona restrita que estava determinada por Moraes.

– Quanto à aproximação a menos de 1 km da Praça dos Três Poderes, Oswaldo estava a 2 km da zona de restrição. Com efeito, não violou as medidas impostas – alegaram os defensores.

Além da solicitação de revogação da prisão preventiva, Ricardo e Paulo defenderam, como alternativa em caso de negativa ao pedido, que a prisão domiciliar que vinha sendo cumprida por Eustáquio seja restaurada pelo Supremo.

Em tese, o pedido seria analisado pelo presidente do STF, Luiz Fux, em razão do recesso da Corte. Entretanto, como o ministro Alexandre de Moraes, que é relator do inquérito, optou por não tirar férias, a solicitação deve ser analisada por ele.

Leia também1 Oswaldo Eustáquio tem prisão preventiva decretada por Moraes
2 STF: Nunes Marques suspende trecho da Lei da Ficha Limpa
3 Sem férias! 4 ministros do STF decidem continuar trabalhando
4 Pazuello tomará a vacina desde que "registrada pela Anvisa"
5 Veja as 10 maiores polêmicas do STF em 2020

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.