Leia também:
X 80 militares terão que depor à PF sobre atos do 8 de janeiro

Defensoria pede transferência de Adélio por saúde e família

Adélio Bispo foi o autor da facada que quase matou o então candidato à presidência Jair Bolsonaro

Marcos Melo - 10/04/2023 17h24 | atualizado em 12/04/2023 15h44

Adélio Bispo Foto: Reprodução/YouTube vejapontocom

O Ministério Público Federal (MPF) aceitou parcialmente o pedido da Defensoria Pública da União (SPU) para que Adélio Bispo de Oliveira – o homem que tentou matar o então candidato à presidência da República, Jair Bolsonaro – seja transferido da Penitenciária Federal de Campo Grande (MS) para uma unidade de saúde que ofereça tratamento necessário ao detento.

O aval do MPF aconteceu no último dia 4 e leva em consideração duas perícias em que Adélio foi submetido, em agosto do ano passado, nas quais os médicos atestaram que o presidiário teve uma piora em seu quadro de saúde por falta de cuidados médicos, psicológico e psiquiátrico.

– O risco aumentado à periculosidade está diretamente relacionado a seu quadro psicótico paranoide com delírios persistentes. Um tratamento psiquiátrico adequado, com equipe multidisciplinar, em ambiente hospitalar e com a segurança adequada a que o caso requer, se torna fundamental e indispensável (…). Já houve agravamento do quadro neste período no presídio federal e seu quadro pode ter, a cada tempo que passa sem tratamento adequado, o prognóstico cada vez mais reservado – diz relatório médico.

O procurador regional da República, Marcos José Gomes Corrêa, no fim do mês passado, procurou o departamento de saúde da unidade prisional para saber quais seriam as condições médicas disponíveis para o condenado e foi respondido que não há psiquiatras, nem psicólogos na unidade.

– É evidente, portanto, a inadequação da estrutura e a insuficiência do quadro de profissionais oferecidos pela Penitenciária Federal de Campo Grande (MS) para o tratamento psiquiátrico do agravante, o que torna inafastável a conclusão de que o estabelecimento em questão não é adequado ao cumprimento de medida de segurança – disse Corrêa.

Em busca de uma solução, o procurador cobrou da direção do Hospital Psiquiátrico e Judiciário Jorge Vaz, em Barbacena (MG), que poderia resolver duas questões em uma única ação: tratar Adélio e proporcionar ao detento a proximidade de sua família, objetivo de seus advogados. O entrave para a conclusão dessa transferência era a interdição do local, mas desta vez, apesar de estar em pleno funcionamento, o hospital tem uma fila com 180 pessoas aguardando vaga.

O procurador da República solicitou à Justiça que seja identificado outro local para acomodar o preso.

– Há que ser realizada a transferência do recorrente para hospital de custódia e tratamento psiquiátrico, estabelecimento adequado ao cumprimento de medida de segurança detentiva, sob pena de piora de sua saúde mental, conforme alertam os dois laudos médicos juntados nestes autos, e, consequentemente, de esvaziamento de qualquer propósito terapêutico da medida. Em razão da elevada periculosidade do agravante, sua colocação em tratamento ambulatorial mostrar-se-ia temerária, razão pela qual, enquanto não for realizada a transferência a hospital de custódia, de rigor sua manutenção em presídio que lhe ofereça assistência adequada, incluindo serviços médicos psiquiátricos, psicológicos etc.

O último pedido feito pelo MPF ainda não foi apreciado.

Leia também1 Bolsonaro relembra vídeo em que Lula duvida da facada
2 Delegado da facada é nomeado para diretoria na Polícia Federal
3 Cantor debocha de facada em Bolsonaro e faz o "L" em show
4 “Tentaram matá-lo e agora querem prendê-lo”, diz Carlos
5 Delegado da facada terá cargo no governo Lula

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.