Leia também:
X Wilson Witzel recebe cargo em cerimônia na sede do governo

Decreto: Demarcação de terras indígenas vai para Agricultura

Ato do presidente Jair Bolsonaro cumpre uma de suas promessas de campanha

Camille Dornelles - 02/01/2019 09h07 | atualizado em 03/01/2019 10h56

Tereza Cristina, ministra da Agricultura Foto: EFE/Joédson Alves

O presidente da República Jair Bolsonaro assinou uma medida provisória nesta terça-feira (1º) que reorganiza as atribuições dos ministérios. Uma das mudanças ocorreu na pasta da Agricultura, que será a responsável, entre outros assuntos, pela demarcação de terras indígenas e quilombolas.

A responsabilidade era da Fundação Nacional do Índio (Funai). A decisão coloca em prática uma de suas promessas de campanha, que era a de acabar com novas delimitações de reservas indígenas e comunidades quilombolas.

– Mais de 15% do território nacional é demarcado como terra indígena e quilombolas. Menos de um milhão de pessoas vivem nestes lugares isolados do Brasil de verdade, exploradas e manipuladas por ONGs. Vamos juntos integrar estes cidadãos e valorizar a todos os brasileiros – declarou em seu Twitter.

IDEIAS DE JAIR BOLSONARO SOBRE TRIBOS
Uma de suas palestras mais contundentes sobre o assunto foi no Clube Hebraica, Zona Sul do Rio de Janeiro, em abril de 2017.

– Onde tem uma terra indígena, tem uma riqueza embaixo dela. Temos que mudar isso daí. Eu fui num quilombo. O afrodescendente mais leve lá pesava sete arrobas. Não fazem nada! Eu acho que nem pra procriador ele serve mais. Mais de R$ 1 bilhão por ano é gasto com eles – declarou, na ocasião.

Mais tarde, em outubro passado, recebeu a visita da representante indígena Ysani Kalapalo em sua casa e falou mais a fundo sobre suas ideias.

– Muitos querem condenar vocês a ficar isolados dentro de uma terra indígena, como algo raro que tivesse que ficar num zoológico. Vocês não merecem. Vocês são brasileiros e têm todo o direito de explorar a terra de vocês e até vender parte delas se assim desejarem – detalhou.

Leia também1 "Israel é a Terra Prometida e Brasil é a terra da promessa"
2 Equipe de Bolsonaro participa de reunião de gestão pública
3 Bolsonaro quer parceria com Israel para dessalinizar água

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.