Leia também:
X Entenda o problema da água turva e terrosa no Rio

Decreto acaba com exigência de visto entre Brasil e Catar

Medida vale em entradas para turismo, trânsito ou negócios

Paulo Moura - 14/01/2020 14h45 | atualizado em 14/01/2020 16h20

Doha, capital do Catar Foto: Reprodução

O acordo para o fim da exigência de vistos entre portadores de passaportes do Brasil e do Catar foi oficializado nesta terça-feira (14), após a publicação da medida em edição extra do Diário Oficial.

A isenção de visto se aplica independentemente do modo de transporte usado para atravessar as fronteiras. Os cidadãos das duas nações terão entrada com livre acesso em ambos os territórios. O intuito é desenvolver as relações bilaterais e fortalecer a cooperação existente entre os dois países.

Em outubro do ano passado, o presidente Bolsonaro, acompanhado pela comitiva brasileira, realizou viagem oficial de 10 dias nos países da Ásia e Oriente Médio. No Catar, Bolsonaro anunciou cinco acordos entre as duas nações na área da saúde, turismo e defesa nacional.

Os dois países também pretendem concluir um acordo para exploração de serviços aéreos entre seus territórios. Além disso, com base na experiência brasileira em sediar a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016, o Brasil vai cooperar com o Catar para a realização de grandes eventos esportivos. O país do Oriente Médio vai sediar a competição futebolística em 2022.

Em março do ano passado, o governo federal já havia liberado vistos de turistas para os Estados Unidos, Austrália, Canadá e Japão. O objetivo é fomentar a criação de empregos e aquecer mais o turismo brasileiro.

Leia também1 Bolsonaro: 'Livro que fala em demissão de Moro é fake news'
2 Bolsonaro diz que não decidiu sobre subsídios para igrejas
3 Bolsonaro quer novo aumento no salário mínimo neste ano

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.