Leia também:
X PRF registra volta de bloqueios e interdições em rodovias

D’Avila critica PEC bilionária e diz que Lula ‘não aprendeu nada’

Presidenciável afirmou que os mais pobres são os que mais sofrem com descontrole do gasto público

Paulo Moura - 18/11/2022 15h13 | atualizado em 18/11/2022 16h16

Felipe D’Avila durante debate presidencial Foto: EFE/Fernando Bizerra

Presidenciável pelo Partido Novo nas eleições que aconteceram neste ano, o cientista político Felipe D’Avila criticou a PEC da Transição, como tem sido chamada a Proposta de Emenda à Constituição apresentada pela equipe do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) que propõe um furo de quase R$ 200 bilhões no teto de gastos.

Em entrevista concedida ao Jornal da Manhã, da Jovem Pan News, D’Avila ressaltou que a proposta vai contra o que deveria ser feito na economia e disse que o petista tentará refazer uma estratégia econômica “que não cabe mais neste mundo que nós estamos vivendo”.

– O Lula é como os reis franceses depois da Revolução Francesa, não aprendeu nada e não esqueceu nada. Portanto, ele vai tentar refazer a sua estratégia política e econômica que não cabe mais neste mundo que nós estamos vivendo. Ele não aprendeu, e a indicação clara que não aprendeu é justamente essa equipe de transição – disse.

O ex-candidato a presidente também destacou que a equipe do petista deveria tentar promover um alinhamento entre responsabilidade fiscal e social em vez de criar “um falso dilema”. Segundo D’Avila, o descontrole das contas públicas afeta de forma mais intensa justamente os mais pobres.

– Não adianta tentar descobrir se o superávit permite aumentar gasto público, nós vamos continuar aumentando o gasto público e continuar comprometendo a questão do déficit fiscal. E isso é gravíssimo porque faz com que a taxa de juros suba, faz com que a inflação cresça e quem vai ser mais afetado por isso é justamente os mais pobres – completou.

Leia também1 Gilson Machado: "Bolsonaro tem trabalhado 18h por dia”
2 No Egito, Randolfe se irrita e repete Barroso: "Perdeu, mané"
3 Kleber Lucas vai fazer parte da equipe de transição de Lula
4 Secom desmente denúncia feita por André Janones: "Inverídica"
5 Chris Hemsworth, o Thor, descobre chances de Alzheimer

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.