Leia também:
X INSS: 3 mil servidores tinham acesso a dados de aposentados

Datafolha: Número de petistas recua e empata com bolsonaristas

Somados, os dois grupos representam 70% da população

Pleno.News - 18/06/2025 10h49 | atualizado em 18/06/2025 13h52

Lula e Bolsonaro Foto: EFE/Sebastiao Moreira

A pesquisa Datafolha apontou que o número de petistas recuou e a quantidade de apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) avançou. A parcela de brasileiros que se declaram apoiadores de Jair Bolsonaro se igualou à dos que se identificam como petistas.

O grupo que se considera mais próximo do partido do presidente Lula (PT) recuou de 39% para 35% desde o último levantamento, em abril. Já os que dizem apoiar Bolsonaro avançaram de 31% para 35%.

A pergunta feita aos entrevistados no levantamento foi: “Considerando uma escala de um [bolsonarista] a cinco [petista], em qual número você se encaixa?”. As pessoas que responderam um ou dois foram classificadas como apoiadoras de Bolsonaro e as que dizem quatro ou cinco foram categorizadas como petistas.

Somados, esses dois grupos representam 70% da população do Brasil.

O restante se divide entre os 20% que responderam três e, portanto, são considerados neutros. Outros 7% que afirmaram não se identificar com nenhum dos dois lados. E mais 2% que não souberam responder. Esses percentuais permaneceram no mesmo patamar durante toda a série histórica.

A queda do grupo dos petistas coincide com a crise de popularidade do governo Lula. O Datafolha sinalizou, na semana passada, que 40% o avaliam como ruim ou péssimo, e 28%, bom ou ótimo. As informações são da Folha de S.Paulo.

Leia também1 Governo brasileiro nega acesso a dados sobre asilo de Nadine
2 Vereadora do PT é encontrada morta com golpes de faca
3 Cúpula do G7: Lula não condena Irã e cita conflito em Gaza
4 Congresso derruba veto e pensão para vítimas da zika é retomada
5 Bolsonaro não foi indiciado em inquérito sobre "Abin paralela"

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.