Leia também:
X Flordelis pode ter ido à casa de swing na madrugada do crime

Damares vai ampliar proteção às mulheres de áreas remotas

Ministra falou sobre projetos de expansão do Maria da Penha Vai à Escola

Pleno.News - 26/08/2020 10h40 | atualizado em 26/08/2020 16h35

Ministra Damares Alves fala sobre ampliação de projetos em favor da mulher Foto: Agência Brasil/Valter Campanato

Preocupada em facilitar a proteção à mulheres brasileiras agredidas, a ministra Damares Alves pretende criar novos centros em áreas remotas. As chamadas Casas da Mulher Brasileira são abrigos para acolhimento de vítimas de violência que precisam sair de casa.

Oito serviços são encontrados nas casas: Juizado Especial voltado para o atendimento a mulher; Promotoria; Defensoria Pública; delegacia especializada no Atendimento à Mulher; alojamento; brinquedoteca; atendimento psicossocial; e capacitação profissional.

Em entrevista ao vivo para o Pleno.News, a ministra afirmou, nesta segunda-feira (24), que o seu ministério irá construir novos centros em locais afastados.

– A gente quer construir uma sociedade fraternidade/igualdade. Começamos no Acre com o projeto Maria da Penha Vai à Escola. Mas não vai ficar só na escola não. Maria da Penha também vai à Floresta. Lá no Acre estamos construindo quatro centros de proteção, casas da mulher brasileira, para a gente proteger as mulheres que vivem na floresta. E já tem projetos de Maria da Penha vai à Roça para proteção da mulher rural e também Maria da Penha vai à Aldeia, que é para a mulher indígena. Temos inúmeros projetos, mas o Maria da Penha Vai à Escola já está acontecendo – declarou ao portal.

O projeto “Maria da Penha Vai à Escola: educar para prevenir e coibir a violência contra a mulher” tem o objetivo de aumentar a divulgação da Lei Maria da Penha nas escolas públicas. É uma iniciativa que surgiu no Núcleo Permanente Judiciário da Mulher, do Tribunal de Justiça do Distrito Federal, e se ampliou.

Envolve diversos órgãos de direitos humanos e segurança pública: Secretarias de Educação, Secretarias de Segurança Pública, Secretarias do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos, Secretaria de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude, Polícia Civil do Distrito Federal, Polícia Militar do Distrito Federal, Defensoria Pública do Distrito Federal, instituições particulares de ensino e empresas privadas.

A intenção da pasta comandada por Damares é expandir a divulgação para outros espaços e também facilitar a proteção das mulheres vítimas de violência.

Pleno.News Entrevista
Damares Alves
por Pleno.News - 26/08/2020

* Você pode ouvir a entrevista com a ministra Damares Alves em podcast no Pleno.News, no Spotify, na Deezer, no Google Podcasts e no Apple Podcasts.

Leia também1 Damares revela projeto para proteger pets de agredidas
2 Damares apresenta projeto de lei contra estupradores
3 Damares alerta para riscos de acesso das crianças à internet
4 Cantora Damares comemora 24 anos de casada. Veja fotos!
5 Damares Alves celebra prisão de mais um pedófilo

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.