Leia também:
X Jair Bolsonaro diz que o “povo armado não será escravizado”

Damares sobre ato de indígenas: “Não dá pra concordar”

Ministra afirmou que as cenas dos ativistas queimando caixões lhe causaram "muita tristeza"

Thamirys Andrade - 27/08/2021 14h46 | atualizado em 27/08/2021 15h47

Ministra Damares Alves Foto: PR/Alan Santos

Nesta sexta-feira (27), a ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves, afirmou não conseguir concordar com o protesto de ativistas indígenas que atearam fogo em caixões de papelão diante do Palácio do Planalto, em ato contra o Marco Temporal. De acordo com a ministra, as cenas lhe causaram “muita tristeza”.

Na avaliação de Damares, o grupo pode estar sendo “usado” de forma política, enquanto há tribos precisando de ajuda com “comida, saúde e educação”. Nas redes sociais, ela fez um contraste do protesto com os momentos que ela presenciou durante seus trabalhos em comunidades indígenas.

– Ontem eu estava em Douradosa em uma ação para proteger mulheres e crianças indígenas. O que vi lá foi fome, desnutrição, falta de água potável, falta de escolas. O que vi lá foi o resultado de anos de abandono e descasos com os indígenas. Aí hoje vejo esta cena: mais de 2 mil índios na Esplanada dormindo em barracas, expostos inclusive à Covid, para protestos “democráticos” – iniciou a ministra.

DF - TERRAS/INDÍGENAS MARCO TEMPORAL - GERAL - Nesta sexta (27) tribos indígenas ?Luta pela Vida? realizam protesto na frente do Palácio do Planalto e colocam fogo em caixão provocando forte chamas e fumaça preta. 27/08/2021
Protesto na frente do Palácio do Planalto Foto: FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO/ANTONIO MOLINA

Damares prosseguiu questionando se há organizações e partidos por trás do ato e aconselhou-os a enviar ajuda “verdadeira” às tribos.

– A pergunta é: quem financia estes atos “democráticos”? Quem está pagando toda esta conta? De onde vem o dinheiro? Se tem ONGs por trás, se tem estrangeiros, partidos por trás, fica aqui um recado: se querem mesmo ajudar os indígenas levem comida, saúde e educação para eles e não os usem desta forma. Temos crianças indígenas morrendo comidas por bichos de pé, muitas desnutridas precisando de socorro. Então ajudem de verdade as comunidades – escreveu.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Damares Alves (@damaresalvesoficial1)

Leia também1 Moraes nega inclusão de Barroso no inquérito das fake news
2 Jair Bolsonaro nega querer dar golpe: “Já sou presidente"
3 STF fala em pacto com Bolsonaro para retomar diálogo, diz CNN
4 CPI da Covid recorre ao STF pela convocação de governadores
5 Justiça nega indenização a Lula por reportagem da revista IstoÉ

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.