Leia também:
X Caixa pagará 4ª parcela do auxílio nesta semana

Damares anuncia reforço nas ações de combate à pedofilia

Ministra falou sobre a importância das vítimas denunciarem os abusos

Henrique Gimenes - 27/07/2020 21h48 | atualizado em 28/07/2020 11h14

Damares quer conscientizar famílias sobre pedofilia online Foto: Carolina Antunes/PR

A ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves, afirmou que o governo irá realizar campanhas de conscientização para as famílias sobre abusos contra crianças e adolescentes na internet. Ela publicou um vídeo, nesta segunda-feira (27), em que aparece acompanhando uma investigação sobre pedofilia online com 60 vítimas no Distrito Federal (DF).

A ação foi deflagrada na sexta-feira (24) e prendeu cinco pessoas em flagrante, acusadas de armazenar e compartilhar imagens pornográficas de crianças e adolescentes. Entre os detidos estão um servidor do Conselho Nacional de Justiça e um oficial do Exército.

Ao comentar a situação, Damares disse que pretende conversar com as famílias sobre pedofilia online.

– Um homem adulto fingindo que era uma menina para conquistar meninos a partir de 11 anos de idade. Nós, que somos adultos, somos muitas vezes vítimas de fraude. Imagina uma criança. Então vamos sim conversar com as famílias brasileiras sobre isso – explicou.

A ministra também pediu às vítimas que comecem a denunciar os casos de abuso e afirmou que campanha irá conscientizar as pessoas.

– Nós vamos fazer campanhas de conscientização para as famílias. Primeiro para estarem alertas. Segundo também chamando os meninos, as vítimas a começarem a denunciar. Ligue para nós. Temos um telefone nacional que eles podem ligar. Disque 100, ligação gratuita de qualquer lugar do Brasil. E agora podem fazer a denúncia por aplicativo – destacou.

Muito emocionada, Damares lembrou dos abusos que sofreu quando criança e falou sobre a rede de proteção que as vítimas de abuso têm atualmente.

– Eles podem saber que podem contar com a polícia. Se o adolescente não tem coragem de falar com os pais, ligue para a polícia (…) Estou muito emocionada. E quem está falando aqui não é alguém que ouviu falar de violência sexual. É alguém que foi vítima. Se eu tivesse, no meu caso, encontrado uma equipe de delegados, de investigadores. Se eu tivesse encontrado, lá aos seis anos, uma rede de proteção como essa, tudo tinha sido diferente na minha. A gente tem que garantir a esses meninos, vítimas de violência sexual, que a gente tem uma rede de proteção no Brasil. E que essa rede funciona – destacou.

Leia também1 "Criança tem que ser vigiada", diz psicóloga sobre pedofilia
2 Deputada repudia Xuxa por livro LGBT para crianças
3 Pedofilia: Delegado "passou mal" com material apreendido
4 Pedófilo que fez mais de 60 vítimas é preso no Maranhão
5 Polícia da Itália rompe seita de pedofilia e escravidão sexual

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.