Leia também:
X Ciro Gomes: Lula é o “passado, fragmentado e não racional”

Damares nega pedido de anistia a homem que sequestrou avião

Homem que desviou voo para Cuba em 1969 foi chamado por noticiários da época de "comunista da linha chinesa"

Paulo Moura - 31/07/2021 12h42

Damares Alves Fotos: Isac Nóbrega/PR

A ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves, indeferiu mais 80 pedidos de anistia, benefício pago a pessoas que supostamente teriam sofrido perseguição política no Brasil. Entre as solicitações recusadas está a de Elmar Soares de Oliveira, que morreu em 2006. Ele protagonizou o 1° sequestro de avião comercial no Brasil.

O fato aconteceu em 1969, quando Elmar e outros militantes do MR-8, um grupo de luta armada que atuava contra a o regime militar, tomaram um avião Caravelle na rota do Rio de Janeiro para Manaus e desviaram para Cuba, onde aterrissaram.

Em reportagem da época do jornal Correio da Manhã, Elmar foi descrito como alagoano de Maceió, capital do estado, e estudante de Odontologia. A publicação ainda chamou o militante de “um tipo frio, insensível, comunista da linha chinesa”.

– Elmar Soares de Oliveira possui diversos projetores e filmadoras e é muito ligado a pessoas que se interessam por cinema. Mas por trás do cinematografista esconde-se um tipo frio, insensível, comunista da linha chinesa. Em sua residência foi encontrado material explosivo e outros pertences para fabricação de bombas – diz a reportagem.

Em 2011, Elmar chegou a ser homenageado por uma moção de aplausos proposta pelo então deputado estadual do Rio, Marcelo Freixo, (na época no PSOL, hoje no PSB) na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro.

Leia também1 Marina pede respeito a Schmütz após críticas sobre ida a Cannes
2 Rodrigo Maia diz que o chip de seu telefone celular foi hackeado
3 Bolsonaro elogia urnas com voto auditável usadas no Paraguai
4 Bolsonaro reúne apoiadores em motociata no interior de SP
5 Bolsonaro acredita em retorno à normalidade em até dois meses

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.