Leia também:
X Arthur do Val deve retornar ao Brasil após áudio machista

Damares Alves diz que pedirá a cassação de Arthur do Val

Ministra fez pronunciamento enfático sobre a situação do deputado que fez comentários sexistas sobre ucranianas

Paulo Moura - 05/03/2022 07h50 | atualizado em 05/03/2022 08h20

Ministra Damares Alves Foto: MMFDH/Willian Meira

A ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves, comentou os áudios que foram revelados nesta sexta-feira (4) em que o deputado Arthur do Val (Podemos-SP) aparece fazendo comentários sexistas sobre as mulheres ucranianas. Em suas redes, Damares afirmou que pedirá a cassação do parlamentar por conta do ocorrido.

– Nojento. Baixo. Sujo. São horripilantes as palavras de Arthur do Val. Não ficará sem resposta! Este comportamento não é compatível com o de um representante do povo. Pediremos sua cassação imediata! – escreveu Damares.

Em um vídeo gravado ao lado da secretária nacional de Políticas para Mulheres, Cristiane Britto, a ministra ainda repudiou a atitude de Arthur, que, segundo ela, alegou ter ido à Ucrânia para ajudar, e destacou que, por outro lado, o governo federal brasileiro tem atuado para ajudar os refugiados da guerra no Leste Europeu.

– O presidente da República está o tempo todo pensando em como vamos receber os refugiados, inclusive, agora à tarde, falou que até os animais de estimação poderão vir. No nosso ministério, o telefone não para de tocar (…). Aí um parlamentar, um moleque que se diz parlamentar, vai para lá para fazer o que ele está fazendo? – indagou.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Damares Alves (@damaresalvesoficial1)

ÁUDIO VAZADO
No áudio vazado nas redes sociais, o deputado estadual faz uma série de comentários machistas e preconceituosos sobre as refugiadas ucranianas. Nas gravações, o parlamentar afirma que as ucranianas “são fáceis porque são pobres”. Ele também diz que a quantidade de seguidores em seu Instagram facilitam o acesso às mulheres.

– Vou te dizer, são fáceis, porque elas são pobres. E aqui minha carta do Instagram, cheia de inscritos, funciona demais. Não peguei ninguém, mas eu colei em duas “minas”, em dois grupos de “mina”, e é inacreditável a facilidade – diz o deputado, em tom de vitória.

Ainda segundo o pré-candidato ao governo de São Paulo nas eleições deste ano, e aliado do ex-juiz Sergio Moro, que após a repercussão do fato rejeitou receber o apoio de Arthur, “a fila da melhor balada do Brasil não chega aos pés da fila de refugiados”.

– Só vou falar uma coisa para vocês: acabei de cruzar a fronteia a pé aqui, da Ucrânia com a Eslováquia. Eu juro, nunca na minha vida vi nada parecido em termos de “mina” bonita. A fila das refugiadas… Imagina uma fila sei lá, de 200 metros, só deusa. Sem noção, inacreditável, fora de série – diz ele.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Pleno.News (@plenonews)

VIAGEM CRITICADA
Arthur publicou um vídeo em suas redes sociais, na segunda-feira (28), em que anunciou que estava a caminho da Ucrânia para, segundo ele, registrar o conflito que está ocorrendo entre o país do Leste Europeu e a Rússia. Junto de Arthur na viagem está um dos fundadores do Movimento Brasil Livre (MBL), Renan Santos.

No vídeo publicado nas redes sociais, a dupla afirmou que o embate na Ucrânia seria uma “guerra de informação” e ainda criticou o posicionamento do presidente Jair Bolsonaro, que disse que o Brasil adotaria uma postura de neutralidade em relação ao conflito na Europa.

Nas redes sociais, a reação foi completamente contrária à viagem feita pela dupla. Internautas acusaram o parlamentar de usar o conflito como um “palanque” eleitoral, e outros ainda questionaram o compromisso que Arthur, como deputado, deveria ter com São Paulo, estado que o elegeu.

 

Leia também1 Arthur do Val deve retornar ao Brasil após áudio machista
2 Moro 'rompe' com Mamãe Falei após áudio sobre ucranianas
3 Namorada termina com Arthur do Val após áudio
4 Zambelli repudia 'Mamãe Falei' por áudio sobre mulheres ucranianas
5 Censura: Após Facebook, Rússia também bloqueia Twitter

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.