Leia também:
X Justiça bloqueia R$ 166 mi em bens de ex-governador do PR

Dallagnol rebate críticas a acordo entre MPF e Petrobras

Procurador da Lava Jato publicou vídeo desmentindo notícias falsas sobre acordo bilionário

Henrique Gimenes - 09/03/2019 19h39 | atualizado em 11/03/2019 13h42

Procurador Deltan Dallagnol Foto: Pedro de Oliveira/ALEP

Na noite desta sexta-feira (8), o procurador da República, Deltan Dallagnol, publicou um vídeo em sua conta do YouTube para desmentir notícias falsas sobre um acordo firmado entre a operação Lava Jato e a Petrobras. ‏A empresa brasileira irá depositar R$ 2,5 bilhões em um fundo brasileiro.

No vídeo, Dallagnol nega algumas informações que circulam pela internet de que o acordo será prejudicial à empresa, já que a multa iria ser paga aos EUA.

– O acordo entre a Lava Jato e a Petrobras não lesa a empresa, já que ela foi punida nos Estados Unidos por causa de um grande esquema de corrupção e a empresa possuía ações na bolsa de Nova Iorque. O que esse acordo faz é que 80% do dinheiro dessa punição fique no Brasil e seja revertido aos integrantes da sociedade brasileira – ressaltou.

O procurador também nega que o dinheiro irá ser gerido pelo Ministério Público ou pela operação Lava Jato.

– Esse dinheiro não vai para o MP e nem para a Lava Jato, assim como não será administrado por nenhum deles. Não sei de onde tiraram isso, já que não está no acordo (…) Esse dinheiro será utilizado para indenizar acionistas minoritários da Petrobras que foram lesados pelo esquema de corrupção e também será investido em saúde, educação e outros direitos, assim como a prevenção a novos casos de corrupção – destacou.

Deltan Dallagnol também explicou o motivo de o dinheiro não ir para a União Federal.

– Primeiro, esse acordo objetiva indenizar um dano moral coletivo sofrido pela sociedade e não pela União. Em segundo, se esse dinheiro saísse da Petrobras e fosse para a União, seria como tirar de um bolso e colocar no outro, já que ela é a sócia majoritária da Petrobras – destacou.

Leia também1 Usuários sobem hashtag para pedir impeachment de Gilmar
2 'Lula se preocupou com fala de Bolsonaro sobre democracia'

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.