Leia também:
X RJ: Construtor de prédio que desabou admite obra irregular

Cúpula da CPI critica reunião de Bolsonaro com médicos em 2020

Vídeo do encontro virou notícia na imprensa nesta sexta-feira

Pleno.News - 04/06/2021 17h26 | atualizado em 04/06/2021 17h51

Bolsonaro participou de audiência com o movimento Médicos Pela Vida Foto: Reprodução

Em setembro do ano passado, o presidente Jair Bolsonaro participou de uma reunião com médicos e demais integrantes do que os senadores que compõem a CPI da Covid acusam de ser um “ministério paralelo”. O assunto voltou à tona nesta sexta-feira (4), após o site Metrópoles divulgar vídeos do encontro.

A reunião não é algo inédito, foi feita ao vivo no Facebook do presidente Bolsonaro e chegou a ser noticiada pelo Pleno.News no ano passado. Para o senador Omar Aziz (PSD-AM), presidente da CPI, as imagens comprovam a atuação de um ministério paralelo.

– Não se trata mais de falar que supostamente existe algo. Está comprovado. Esses ataques todos de Bolsonaro só demonstram o desespero do presidente. Por que você acha que o ministro [Eduardo] Pazuello disse, aquele dia, que um manda e outro obedece? Porque era assim; ele só executava ordens – afirmou.

O encontro com Bolsonaro teve a participação do ex-ministro da Cidadania Osmar Terra, que ficou conhecido como um dos principais defensores da cloroquina e da tese da imunidade de rebanho – pela qual a imunização se daria de forma natural ao passo que a população fosse infectada.

Nas imagens da reunião que ocorreu em 8 de setembro, participantes fizeram uma série de ressalvas à aplicação de vacinas. Além de Terra, a imunologista Nise Yamaguchi, que prestou depoimento nesta semana à CPI da Covid por convite feito pela comissão, também esteve presente.

– Uma honra trabalhar com o senhor neste período – afirmou Nise, referindo-se a Osmar Terra.

Aos senadores, a médica negou a existência de um suposto gabinete paralelo e disse que prestava apenas “aconselhamento” ao governo. Disse também que nunca esteve sozinha com o presidente Bolsonaro.

VACINAS
Durante o encontro, o virologista Paolo Zanotto diz que Bolsonaro deve tomar “extremo cuidado” com as vacinas contra a Covid-19.

– Não tem condição de qualquer vacina estar realisticamente na fase 3. Com todo respeito, eu acho que a gente tem que ter vacina, ou talvez não – disse o virologista.

Após a divulgação do vídeo, o vice-presidente da CPI da Covid, Randolfe Rodrigues (Rede-AP), afirmou que pretende convocar o agora deputado federal Osmar Terra (MDB-RS) e o virologista Paolo Zanotto para prestarem depoimento à comissão.

*Com informações do Estadão

Leia também1 Renan: CPI pretende convocar Carlos Bolsonaro para depor
2 Oposição convoca novos atos contra Bolsonaro para o dia 19
3 Senado defende governadores na CPI em manifestação ao STF
4 Carlos Wizard defende Nise e diz que ela 'agiu como Jesus' na CPI
5 Bolsonaro ironiza CPI: "Avisar que não está tendo roubalheira"

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.