Leia também:
X Secom defende governo federal nas redes sobre caso da Covaxin

‘Culpa de Lula foi reconhecida por dez juízes’, diz Sergio Moro

O ex-juiz acenou para ministros que votaram em seu favor

Pleno.News - 24/06/2021 13h33 | atualizado em 24/06/2021 14h26

Ex-juiz federal Sergio Moro Foto: Reprodução/GloboNews

O ex-juiz federal Sergio Moro disse, nesta quarta-feira (23), que nunca restringiu a defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nos processos que julgou na Operação Lava Jato. Ele se manifestou poucos minutos após o Supremo Tribunal Federal confirmar, pelo placar de 7 votos a 4, a decisão da Segunda Turma, que o declarou parcial na ação penal do tríplex do Guarujá.

– Os votos dos Mins. Fachin, Barroso, Marco Aurélio e Fux, não reconhecendo vícios ou parcialidade na condenação por corrupção do ex-presidente Lula, correspondem aos fatos ocorridos e ao Direito. Nunca houve qualquer restrição à defesa de Lula, cuja culpa foi reconhecida por dez juízes – escreveu Moro nas redes sociais.

No julgamento, com maioria já formada em favor do petista, os ministros formalizaram a vitória de Lula. O ex-presidente, que se diz vítima de perseguição política, ficou fora das eleições de 2018 e passou 580 dias na prisão, em razão de condenação imposta por Moro.

A defesa do petista pretende estender a declaração de parcialidade do ex-juiz às ações do sítio de Atibaia e do Instituto Lula.

O julgamento sobre a suspeição de Moro encerra um dos últimos capítulos da Operação Lava Jato, enterrada em fevereiro deste ano pelo procurador-geral da República, Augusto Aras, que incorporou as investigações remanescentes e alguns representantes das forças-tarefas a Grupos de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaecos).

*Com informações da AE

Leia também1 Supremo mantém decisão que declarou Moro parcial com Lula
2 Paes debocha de voto de Carlos Bolsonaro: "Esses comunistas"
3 Onyx afirma que Luis Miranda forjou documento da Covaxin
4 Renan: 'Vamos convocar Onyx. Se reincidir, pediremos a prisão'
5 Após protestos, Moro é cortado de evento de Direito

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.