Leia também:
X “Bolsonaro tem que provar que é um bom presidente”

Cruzada da Adoção propõe avanços para unir famílias

Iniciativa da deputada Flordelis debate mudanças no processo de adoção

Gabriela Doria e Virgínia Martin - 21/05/2019 18h13 | atualizado em 21/05/2019 18h20

Começou nesta terça-feira (21), em Brasília, a Cruzada da Adoção, iniciativa da deputada federal Flordelis (PSD-RJ) na Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF). Com o seminário Adoção 9 Meses: Família para Todos, a parlamentar deu o primeiro passo para debater mudanças no engessado processo de adoção no país.

O evento contou com a participação do senador Arolde de Oliveira (PSD-RJ), da ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves, além do presidente da Frente Parlamentar Evangélica, o deputado federal Silas Câmara (PRB-AM), entre outras autoridades no assunto.

Em um discurso marcado pela emoção e por lágrimas, Flordelis, que é mãe de 55 filhos, dos quais 51 foram adotados, lembrou da trajetória ao lado de seu esposo, o pastor Anderson do Carmo. Ela também defendeu a importância da adoção.

– Acredito que adotar é uma questão de consciência, responsabilidade, comprometimento e muito amor para com seu futuro filho. É um ato legal e definitivo de tornar filho, alguém que sim, foi concebido por outra pessoa, mas o laço do amor supera e é muito mais forte que os laços físicos, laços esses que não se medem pelos laços genéticos – defendeu.

Também visivelmente emocionado, o senador Arolde de Oliveira fez um discurso exaltando a missão de Flordelis e a importância deste primeiro passo em busca de melhoras no sistema de adoção, classificada por ele como uma “causa nobre”.

– Eu tenho 36 anos de mandatos consecutivos nesta Casa [Câmara dos Deputados]. E é a primeira vez que presencio, não mais como deputado, mas como senador, uma convergência parlamentar em torno desta causa tão nobre, que é a adoção – discursou o senador.

Ao lado da ministra Damares Alves e de Flordelis, o senador aproveitou para elogiar a atuação das duas mulheres à frente das causas dos direitos humanos.

– É um privilégio estar aqui entre duas mulheres que fazem parte não só do meu carinho e amizade, mas da minha história. A ministra Damares Alves me ensinou durante um longo período. Sempre focada nas causas dos menos favorecidos, dos injustiçados e na busca pela justiça social. Deus, que está no controle de tudo, colocou-a em uma posição para que possa exercitar na plenitude a sua paixão pelo próximo – afirmou Arolde.

Voltando-se para Flordelis, o senador defendeu a legitimidade da deputada em tratar do tema da adoção, tendo em vista sua experiência e dedicação à causa.

– A Flordelis fala com a propriedade não de uma família normal, que adota uma, duas ou mais crianças. Ela foi muito além e fez sua paixão, amor e determinação chegar a dezenas de crianças. Cada adoção que ela e seu esposo fizeram é uma história que dá para escrever um livro de referência sobre o que é o amor. O amor horizontal, o amor ao próximo. Nós entendemos que esse amor se manifesta em verdadeira grandeza na Flordelis porque ela tem o amor vertical, que é a Adoração. Ela tem Deus no coração. E tem sido amparada não só pelo amor de sua grande família mas, acima de tudo, pelo amor de Deus – declarou Arolde.

Após tecer elogios às trajetórias das duas líderes, o senador Arolde chamou a atenção para o que chamou de “assimetrias nos processos de adoção”.

– Temos cinco vezes mais casais preparados e cadastrados para adotarem do que as 9 mil crianças aptas a serem adotadas. Os processos burocráticos, que são legítimos, acabam empurrando e colocando as crianças de mais idade, acima dos 6, 7, ou 8 anos, em dificuldades para serem adotadas. Essas assimetrias têm que ser resolvidas – reforçou o senador.

Em entrevista ao Pleno.News, a ministra Damares Alves afirmou que a Cruzada da Adoção está focada na motivação da adoção e na facilitação dos processos burocráticos.

– Criamos uma campanha para fortalecer a adoção tardia, pois há muitas crianças acima de 3 anos nos abrigos. 67% das crianças disponíveis para adoção têm entre 7 e 17 anos, e isto é um problema. Mas 55% deste total têm irmãos dentro do perfil mais buscado, com menos de 3 anos, saudáveis. Por isto, criamos esta campanha para buscar pessoas sensíveis à adoção tardia. Outro problema é que muita gente não adota por causa da burocracia, então estamos estudando uma forma para simplificar esse processo – garantiu Damares.

Ao Pleno.News, a deputada Flordelis também endossou o discurso de Damares e propôs medidas para diminuir o alto de índice de devolução de crianças após a adoção.

– Queremos encurtar o processo de adoção. A criança adotada, principalmente aquela adotada tardiamente, será acompanhada por técnicos após o processo. Isto não acontece atualmente. E precisa ser feito para que haja menos devoluções ou nenhuma. Há muitas desistências por causa da falta desse acompanhamento técnico pós-adoção. E estes profissionais, como psicólogos por exemplo, vão dar assistência não só à criança mas também à família, para facilitar a adaptação – defendeu a deputada.

Leia também1 Flordelis e pastor Anderson do Carmo visitam a Bélgica
2 "Não vou perder meu tempo com medo de morrer"
3 Senador quer dar liberdade para órgãos de controle

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.