Leia também:
X Mulheres estão ficando sabidas e deixando de ser escravas, diz Lula

Cristina Graeml se filia ao Podemos para o Senado em 2026

Jornalista é pré-candidata pelo partido

Pleno.News - 14/02/2025 17h17 | atualizado em 14/02/2025 18h11

Cristina Graeml Foto: Sérgio Barba/Podemos

A jornalista Cristina Graeml filiou-se ao Podemos e foi anunciada como pré-candidata ao Senado pelo partido em 2026. A cerimônia de filiação da ex-candidata à Prefeitura de Curitiba ocorreu no Salão Verde da Câmara na última quarta-feira (12). Durante o evento, a jornalista agradeceu ao ex-senador Alvaro Dias (PR), que fez o convite para a filiação dela.

A deputada federal Renata Abreu (SP), presidente nacional do Podemos, descreveu a nova filiada como “uma grande mulher” e reforçou a pré-candidatura da jornalista ao Senado.

Pelo Partido da Mulher Brasileira (PMB), Cristina disputou o segundo turno da eleição em Curitiba contra Eduardo Pimentel (PSD), então vice-prefeito. Perdeu o pleito por 57,6% a 42,4% dos votos válidos.

Apesar da derrota, o desempenho da jornalista na eleição foi considerado revelador, uma vez que, ao avançar para o segundo turno, a candidata do PMB desbancou candidatos como o deputado federal Luciano Ducci, do PSB, que contava com o apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e Ney Leprevost, deputado estadual do União Brasil, que representou o clã Moro ao ter como vice na chapa a deputada federal Rosângela Moro (União Brasil-SP). Cristina, até então, nunca havia disputado um cargo eletivo.

A filiação de Cristina pode indicar que a legenda de Renata Abreu será dissidente do grupo político do governador Ratinho Júnior (PSD) na eleição de 2026. Eduardo Pimentel foi o candidato de Ratinho ao Executivo de Curitiba, e o Podemos, inclusive, integrou a coligação em prol do vice-prefeito. O ex-senador Alvaro Dias é o nome de maior expressão política do Podemos paranaense.

Em 2026, haverá renovação de dois terços do Senado Federal. Isso significa que, em cada uma das 27 unidades da federação, haverá a disputa de duas cadeiras na Casa.

A pretensão de disputar o Senado não significa que a candidatura de Cristina está confirmada. O Podemos do Paraná, inclusive, ficou marcado por uma reviravolta que mudou o panorama da sigla nas eleições de 2022. A 11 meses do pleito, o Podemos filiou Sergio Moro e anunciou a pré-candidatura à presidência do ex-juiz da Operação Lava Jato. O projeto presidencial de Moro era encampado pelo senador Alvaro Dias.

De forma repentina, Moro abandonou o Podemos e a candidatura à presidência, filiando-se ao União Brasil com pretensão de disputar o Senado. O principal prejudicado foi Alvaro Dias, que enfrentou o ex-aliado na eleição ao Senado pelo Paraná e perdeu a disputa por 33,5% a 23,9% dos votos válidos.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Podemos – PODE (@podemos20)

*AE

Leia também1 Marçal encontra Gusttavo Lima e anuncia 'que vai abalar a política'
2 Flávio Bolsonaro e Eduardo Paes batem boca nas redes sociais
3 PRTB quer lançar Wesley Safadão como candidato ao Senado
4 Filho de Robert Kennedy Jr. vai se casar com cantora brasileira
5 Sergio Moro e Mário Frias brigam nas redes: "Palhaço" e "merdinha"

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.