Leia também:
X Lula se reúne com senadores em conversa no Palácio do Planalto

CPMI do 8 de janeiro se reúne para discutir plano de trabalho

Parlamentares devem passar a realizar três encontros semanais no colegiado

Pleno.News - 06/06/2023 10h26 | atualizado em 06/06/2023 10h35

Primeira reunião da CPMI do 8 de janeiro Foto: Agência Senado/Pedro França

A relatora da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do 8 de janeiro, senadora Eliziane Gama (PSD-MA), apresenta nesta terça-feira (6) o plano de trabalho do colegiado e um pacote com 30 requerimentos que devem ser os primeiros a serem analisados por deputados e senadores.

Em reunião com integrantes do grupo, na noite desta segunda-feira (5), ela firmou acordo para levar a Plenário a convocação dos ex-ministros Anderson Torres e general Augusto Heleno, que atuaram na gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) na Justiça e no Gabinete de Segurança Institucional (GSI), respectivamente.

O acordo firmado pelos integrantes do colegiado descartou o convite de Bolsonaro já na primeira rodada de análise de requerimentos. Além das convocações, os parlamentares vão analisar a proposta de plano de trabalho formulada por Eliziane. A senadora optou por iniciar a investigação por fatos anteriores aos atos do dia 8 de janeiro deste ano.

A relatora pretende analisar os ataques ocorridos em Brasília no dia 12 de dezembro do ano passado, quando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi diplomado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Também entrará na mira dos parlamentares da CPMI os acampamentos na frente dos quartéis.

Na semana passada, a Mesa Diretora da CPMI decidiu estabelecer um esquema reforçado de sessões que deve elevar para até três reuniões semanais a quantidade de encontros para ouvir testemunhas e aprovar as centenas de requerimentos. O número de encontros foi pleiteado pelos parlamentares que integram a CPMI por considerarem que apenas uma reunião semanal seria insuficiente para avançar na agenda definida.

Segundo Eliziane, a primeira etapa das investigações deve se concentrar nos depoimentos e na requisição de informações a órgãos públicos. A relatora afirmou que os requerimentos de quebra de sigilo bancário e telemático devem ser apreciados em uma segunda fase do colegiado para municiar novas convocações e convites.

*AE

Leia também1 Dias após febre, papa Francisco passa por exames em hospital
2 Lula se reúne com senadores em conversa no Palácio do Planalto
3 STJ autoriza que homem com ansiedade cultive cannabis
4 Kajuru: Alcolumbre quer pautar sabatina de Zanin para o dia 14
5 Vídeo: Falso policial é preso com réplicas de arma de fogo

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.