CPMI do 8/1 aprova convocação de GDias para depor na comissão
Ex-ministro de Lula era um dos nomes mais pedidos por parlamentares da oposição
Paulo Moura - 20/06/2023 10h56 | atualizado em 20/06/2023 12h41
A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) dos atos de 8 de janeiro aprovou, nesta terça-feira (20), a convocação para que o general da reserva Marco Edson Gonçalves Dias, o GDias, ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) no governo Lula, preste depoimento ao colegiado. O requerimento de convocação de GDias foi aprovado de forma simbólica e ainda não há data para que ele seja ouvido.
A oitiva de GDias na comissão era uma das mais cobradas por parlamentares da oposição. A expectativa, porém, é de que ainda leve um tempo até que ele seja ouvido, já que os depoimentos devem seguir a cronologia dos acontecimentos que levaram aos atos de 8 de janeiro, iniciando ainda nas eleições de 2022.
A maior parte da base do governo vinha impedindo a convocação do general da reserva, mesmo com a forte pressão exercida por congressistas da oposição. Na última semana, porém, o presidente da CPMI, o deputado Arthur Maia (União Brasil-BA), se queixou do fato de o colegiado ter rejeitado alguns dos nomes requeridos.
GDias deixou o governo em abril deste ano após imagens de câmeras de segurança do Palácio do Planalto mostrarem que ele interagiu com participantes dos atos do 8 de janeiro durante a invasão à sede do Executivo. O ex-ministro foi um dos campeões de pedidos de convocação, solicitados tanto por parlamentares da oposição quanto por congressistas da base do governo.
Leia também1 EUA enviam submersível para resgatar submarino que sumiu
2 Morre o comentarista esportivo Paulo Roberto Martins, o Morsa
3 Ex-chefe da PRF chega ao Senado para depor na CPMI dos atos
4 OAB define nomes que seguem na disputa por vaga no STJ
5 Bolsonaro lamenta ataque a tiros ocorrido em escola no Paraná