Leia também:
X Moro dá resposta a Ciro Gomes sobre situação no Ceará

CPMI das Fake News vota convocações de Lula e Dilma

Comissão deve definir nesta semana se ex-presidentes serão chamados a depor

Paulo Moura - 02/03/2020 11h32

Lula e Dilma Foto: Reprodução

A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) das Fake News deve votar nesta semana cerca de 90 requerimentos de convocação para depoimentos. Entre os principais nomes sugeridos estão os do ex-presidentes petistas Luis Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff.

O requerimento de convocação de Lula foi feito deputado Pastor Marco Feliciano (sem partido-SP). O parlamentar afirma que o ex-presidente foi uma “máquina de destruir reputações” durante a década de 90.

– O que se pretende com a oitiva do condenado é entender como foi montado o primeiro grande aparato político-partidário de produção de notícias falsas com a finalidade de destruir a reputação de adversários políticos – diz ele em seu pedido.

Já a convocação de Dilma foi solicitada pela deputada Carolina de Toni (PSL-SC). No pedido, Toni se baseia na delação dos marqueteiros João Santana e Mônica Moura, que já declararam ter usado dinheiro da Lava Jato para reativar o perfil “Dilma Bolada”.

– Em delação premiada realizada pela Lava Jato, os marqueteiros, João Santana e Mônica Moura, declararam que foi utilizado dinheiro da Lava Jato – R$ 200 mil – para reativação do perfil digital ‘Dilma Bolada’, com o fim de propagar postagens favoráveis ao governo da época – justifica a parlamentar.

A votação sobre convocação dos dois seria colocada aos deputados na metade de fevereiro, mas acabou sendo adiada junto com outros pedidos.

Leia também1 Bretas rebate O Globo e nega que irá disputar as eleições
2 Deputado Rui Falcão admite que PT fez disparos em massa
3 Fake! Senador Cid Gomes não morreu baleado em protesto

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.