Leia também:
X PSB vai ao STF contra imposto zero para exportação de armas

CPI tem “material vasto” para incriminar Bolsonaro, diz petista

Afirmação foi feita pelo senador Rogério Carvalho

Henrique Gimenes - 11/08/2021 19h34

Senador Rogério Carvalho Foto: Reprodução

Nesta quarta-feira (11), o senador Rogério Carvalho (PT-PE), suplente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid, afirmou que o colegiado já possui um material “muito vasto” para incriminar o presidente Jair Bolsonaro.

Até o momento, a CPI decidiu indiciar o presidente por diversos crimes, como curandeirismo, charlatanismo, e publicidade enganosa. Além disso, os parlamentares também avaliam incluir acusações de homicídio contra o presidente.

Ao falar sobre a situação, Rogério Carvalho citou duas medidas adotadas por Bolsonaro. A primeira dela foi uma “expansão do contágio”.

– O que nós temos de material que pode levar à incriminação do presidente da República é muito vasto. O presidente adotou duas medidas de controle sanitário. Uma foi a expansão do contágio, onde ele adotou de forma intencional, propositiva e reiterada, que foi expor a população ao contágio, quando vetou o uso de máscara, tentou de alguma forma impedir que estados adotassem medidas restritivas, quando propôs aglomeração e defendeu que as pessoas se contaminaram para adquirir imunidade coletiva naturalmente. Então, ele praticou e estimulou o contágio e produziu um efeito que alguns cientistas chamam de ‘efeito Bolsonaro’ – afirmou.

Já a segunda foi a promoção do tratamento precoce.

– Com drogas sabidamente não eficazes nem contra o coronavírus nem no tratamento da covid, ele propagou, prescreveu, divulgou, desinformou a população. Portanto, crime de charlatanismo e curandeirismo. Ele fez uma comunicação enganosa, como agora está definido na nova lei de defesa do Estado Democrático de Direito. Ele agiu com essas duas medidas e levou o Brasil a essa catástrofe sanitária, com 560 mil mortos – ressaltou.

Leia também1 CPI avalia incluir acusação de homicídio qualificado contra Bolsonaro
2 Aziz transforma convocação de Ricardo Barros à CPI em convite
3 Marcos Rogério diz que CPI quer criminalizar prescrição de medicamentos para pacientes com Covid
4 CPI aprova acareação entre Onyx e o deputado Luis Miranda
5 CPI quer indiciar Bolsonaro por 'charlatanismo' na pandemia

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.