Leia também:
X STF nega transferir Adélio Bispo para hospital em MG

CPI retira convocação de Braga Netto da pauta por ‘risco político’

Senadores estão em discordância e deverão votar pela convocação em outro momento

Pleno.News - 03/08/2021 18h21 | atualizado em 03/08/2021 18h26

Ministro da Defesa Walter Braga Netto Foto: PR/Beto Barata

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid retirou da pauta a convocação do ministro da Defesa, Walter Braga Netto. A decisão foi tomada após senadores discordarem da tentativa de chamar o chefe da pasta na comissão e tumultuar a relação entre os Poderes. Braga Netto entrou em conflito com a cúpula da CPI ao assinar uma nota em conjunto com os comandantes das Forças Armadas criticando o presidente da comissão, Omar Aziz (PSD-AM).

No âmbito da CPI, senadores querem coletar informações do período em que Braga Netto chefiou a Casa Civil, entre fevereiro do ano passado e abril deste ano, e sobre a atuação do ministro na pandemia. Ele chefiou o comitê interministerial de combate à crise do novo coronavírus. A convocação dividiu os senadores e será reapresentada para votação em outro momento.

– No momento de maior dificuldade da pandemia, quem estava coordenando era o ministro da Casa Civil, Braga Netto, e não o general. Se eu tiver que votar, meu voto é favorável à convocação do general Braga Netto – disse o presidente da CPI.

O relator da comissão, Renan Calheiros, classificou a convocação do ministro como um “dever funcional”.

– Nós não queremos trazer apenas porque ele está tentando desestabilizar os Poderes, emporcalhar a democracia, promover retrocessos institucionais. Não é por isso. Nós precisamos trazer porque ele foi o coordenador do comitê de crise de enfrentamento à pandemia de covid-19 e certamente tem responsabilidade grande sobre mortes que poderiam ter sido evitáveis – disse Renan.

Autor do requerimento de convocação, Alessandro Vieira argumentou que Braga Netto precisa ser chamado para explicar sua atuação no governo envolvendo a pandemia.

– Esta é a figura que tem que explicar porque ele, como coordenador, foi incapaz de evitar esse desastre – disse.

Outros senadores, porém, foram contra em função do risco político. Para Eduardo Braga (MDB-AM), a CPI precisaria ter acesso a uma série de informações antes de convocar o ministro da Defesa.

– Criar um factoide político e não termos questionamentos, esta conclusão da CPI, me parece a construção inoportuna diante de um cenário político nacional – disse o emedebista.

Otto Alencar (PSD-BA) disse que a melhor decisão seria adiar a convocação.

*AE

Leia também1 Braga Netto nega acusações de espionagem, afirma jornal
2 STF nega transferir Adélio Bispo para hospital em MG
3 Araraquara: Eduardo Bolsonaro pede impeachment de Edinho Silva
4 Renan desiste de convocar ex-cunhada de Bolsonaro à CPI
5 Deputados de esquerda tentam anular alteração na Lei Rouanet

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.