Leia também:
X Janaina Paschoal diz que “nem amarrada vota no PT”

CPI: Renan promete ‘trabalho despolitizado’ como relator

Senador afirmou que sua atuação será "técnica, profunda e despolitizada"

Pleno.News - 27/04/2021 14h26 | atualizado em 27/04/2021 15h30

Senador Renan Calheiros é o relator da CPI da Covid Foto: Agência Senado/Geraldo Magela

Por 8 votos, a maioria dos integrantes da CPI da Covid escolheu o senador Omar Aziz (PSD-BA) como presidente do grupo nesta terça-feira (27). Ao assumir o posto, Aziz indicou imediatamente Renan Calheiros (MDB-AL) como relator do colegiado. Pelo acordo firmado entre os partidos, Randolfe Rodrigues (Rede-AP) ficou com a vice-presidência.

Na primeira manifestação após ser escolhido pelos colegas, Aziz afirmou que a CPI não servirá como vingança nem para fazer política com mortos.

– Não dá para discutir questões políticas em cima de quase 400 mil mortes. Não me permito isso porque perdi um irmão há 50 dias. Não haverá pré-julgamento da minha parte – disse, antes de acrescentar também que a CPI não irá proteger ninguém.

Renan afirmou que sua atuação será “técnica, profunda e despolitizada”. Em sua primeira fala como relator, pediu 20 segundos de silêncio pelas vítimas da pandemia no país e disse que a CPI não usará de meios que possam suscitar suspeições no futuro, fazendo, inclusive, menção ao ex-juiz Sergio Moro, considerado suspeito nos casos envolvendo o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), de quem Renan é aliado.

Sobre o fato de ter indicado Renan, Aziz destacou que “não existe senador pela metade”. De acordo com o agora presidente da CPI, a discussão sobre quem pode ou não participar da comissão já está muito madura em relação à sociedade.

– Estamos aqui malhando em ferro frio. O senador Renan votou pela ajuda para estados e municípios. Se ele é suspeito, não deveria ter votado, mas é o papel dele – defendeu.

Foram mais de duas horas tentando barrar o acordo. Após a eleição, governistas voltaram a pedir a suspeição de Renan. Aziz indeferiu os pedidos e criticou a insistência na estratégia.

– É justo as pessoas não terem a segunda dose para vacinar? É medo da CPI ou do senador Renan? – complementou.

*Estadão

Leia também1 Flávio Bolsonaro diz que Pacheco foi ingrato por autorizar CPI
2 "Vão usar caixões para política barata", diz Flávio sobre CPI
3 Senado instala CPI da Pandemia; Renan Calheiros será o relator
4 Omar Aziz é eleito presidente da CPI da Pandemia; Randolfe é vice
5 Liminar que impedia escolha de Renan como relator é derrubada

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.