Leia também:
X Vacina: Queiroga garante mais de 40 milhões de doses em junho

CPI: Renan Calheiros defende convocação de Osmar Terra

Senador também afirmou que comissão possui provas de que membros de um 'gabinete paralelo' da saúde se reuniam diariamente com Bolsonaro

Henrique Gimenes - 30/05/2021 19h56 | atualizado em 31/05/2021 09h48

Renan Calheiros (PMDB)
Senador Renan Calheiros Foto: Agência Senado

Neste domingo (30), o relator da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid, Renan Calheiros (MDB-AL), afirmou que o colegiado possui provas de que membros de um suposto “gabinete paralelo” da saúde se reuniam diariamente com o presidente Jair Bolsonaro. O senador também defendeu a convocação, pela CPI, do deputado federal Osmar Terra (MDB-RS).

As declarações foram dadas durante uma entrevista à GloboNews.

– Acho que já temos muita coisa comprovada com relação à existência do “gabinete paralelo”. Já temos até o número de reuniões que eles tiveram. Estamos com vários integrantes dessa consultoria paralela, especialíssima, porque despachava todos os dias com o presidente da República – apontou.

Sobre a convocação de Terra, o relator da CPI afirmou que ele “funcionou” como uma “espécie de alter ego do governo”. Por isso, definiu Renan, seu depoimento seria importante.

– Ele é deputado, exerce mandato pelo MDB, o meu partido, mas eu sou uma das pessoas que defendem sua convocação porque ele funcionou o tempo todo como uma espécie de alter ego do governo e como alguém que iria ocupar o ministério da Saúde exatamente para fazer tudo aquilo que o presidente da República imaginava fazer […] Ele, mais do que qualquer um, como integrante desse governo paralelo, ele precisa depor à CPI, sim. Acho muito importante o depoimento dele – destacou Calheiros.

Deputado Osmar Terra Foto: PR/Isac Nóbrega

Leia também1 Marcelo Freixo apresenta ação na Justiça para afastar Salles
2 CPI: 'Preocupados', governadores enviam carta a Omar Aziz
3 CPI: Governadores vão ao STF em busca de 'salvo-conduto'
4 CPI: Senadores podem ir aos EUA ouvir Arthur Weintraub
5 Randolfe: 'Documentos indicam grave omissão do governo'

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.