Leia também:
X GO: Pastor nega importunação sexual contra garota de 14 anos

CPI: Randolfe quer acareação entre Wajngarten e Pazuello

Convocação foi motivada por entrevista dada pelo ex-chefe da Secom para a revista Veja

Pleno.News - 25/04/2021 09h03 | atualizado em 25/04/2021 09h06

Wajngarten e Pazuello podem passar por acareação na CPI da Covid Foto: Reprodução

Após as declarações do ex-chefe da Secom, Fábio Wajngarten, sobre “incompetência” e “ineficiência” do Ministério da Saúde nas negociações com a Pfizer para a compra de vacinas contra a Covid-19, o ex-secretário de Comunicação da gestão Jair Bolsonaro pode ser convocado a se explicar na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid.

O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), cotado para ser vice-presidente da CPI, vai apresentar um requerimento para que Wajngarten seja ouvido no colegiado que deve ser instalado nesta terça-feira (27). No requerimento, o parlamentar diz que a presença de Wajngarten será de “suma importância” para a investigação.

As declarações de Wajngarten sobre a incompetência do ministério foram dadas em entrevista publicada pela revista Veja na quinta-feira (22). Ele afirma na publicação que, ao saber da proposta da Pfizer, articulou reuniões com diretores da farmacêutica, mas que ‘as coisas travavam no Ministério da Saúde’.

– Incompetência e ineficiência. Quando você tem um laboratório americano com cinco escritórios de advocacia apoiando uma negociação que envolve cifras milionárias e do outro lado um time pequeno, tímido, sem experiência, é isso que acontece – disse.

Randolfe quer também, além de convocar o ex-secretário, realizar uma acareação entre ele e o ex-ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, na CPI. Ou seja, ele quer colocar os dois personagens juntos em uma única sessão para serem ouvidos pelos senadores e poderem se confrontar diretamente.

– Acho que vai ser inevitável isso – disse o senador.

Independentemente da possibilidade de acareação, Pazuello também deve ser convocado a se explicar na CPI da Covid. O colapso no sistema de saúde de Manaus e o ritmo da vacinação no país são algumas das linhas de frente que devem ser adotadas pelo colegiado.

A CPI foi proposta inicialmente com o objetivo de investigar apenas as ações e supostas omissões do governo federal na pandemia. Após pressão do Palácio do Planalto, no entanto, o alvo do colegiado foi ampliado e passou a incluir eventuais desvios de recursos federais enviados a estados e municípios.

*Estadão

Leia também1 Wanjgarten culpa Min. da Saúde por "travar" negócio com a Pfizer
2 SP: 20% dos bares e restaurantes fecharam as portas na pandemia
3 Web reage ao saber que Dudu não tem Ensino Médio completo
4 GO: Pastor nega importunação sexual contra garota de 14 anos
5 Joe Biden reconhece genocídio armênio e irrita Turquia

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.