CPI do Crime Organizado chama 11 governadores e dois ministros
Especialistas e secretários estaduais de Segurança Pública também serão chamados
Pleno.News - 04/11/2025 18h15 | atualizado em 04/11/2025 18h40

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Crime Organizado, instalada nesta terça-feira (4) no Senado, aprovou convites para que dois ministros do governo Lula e 11 governadores prestem depoimento. A medida foi proposta pelo relator Alessandro Vieira (MDB-SE).
De acordo com o senador, os nomes foram escolhidos com base em experiências bem-sucedidas e em dificuldades no enfrentamento à criminalidade. A lista inclui governadores aliados e opositores do governo federal.
Foram convidados Clécio Luís (Solidariedade-AP), Jerônimo Rodrigues (PT-BA), Raquel Lyra (PSD-PE), Elmano de Freitas (PT-CE), Paulo Dantas (MDB-AL), Jorginho Melo (PL-SC), Ratinho Júnior (PSD-PR), Eduardo Leite (PSD-RS), Ibaneis Rocha (MDB-DF), Cláudio Castro (PL-RJ) e Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP).
A CPI também convocou os ministros da Justiça, Ricardo Lewandowski, e da Defesa, José Múcio Monteiro, além de autoridades da Polícia Federal e da Abin. O colegiado deve ouvir ainda especialistas e secretários estaduais de Segurança Pública.
Os senadores aprovaram pedidos de acesso a relatórios e documentos do Ministério da Justiça, da Defesa e das Forças Armadas. Também sugeriram à Câmara a tramitação em regime de urgência de projetos que endurecem as punições a adolescentes infratores e do chamado “Pacote Anticrimes Violentos”.
Leia também1 Ratinho defende megaoperação: "Tá muito fácil pra bandido"
2 Câmara do Rio aprova criação da Ronda Henry Borel
3 Michelle Bolsonaro receberá a maior honraria da Câmara do Rio
4 Lula provoca Trump e sugere maniçoba contra mau humor
5 Professora pede proteção à gestão Lula, após fala sobre pedrada



















