Leia também:
X “É Bolsonaro e Lula”, diz Fábio Faria sobre disputa de 2022

CPI da Covid fará sessão secreta com ex-governador Witzel

Político prometeu revelar fatos gravíssimos que comprovariam uma interferência do governo federal na gestão estadual do Rio

Pleno.News - 16/06/2021 17h30 | atualizado em 16/06/2021 17h59

CPI fará sessão secreta com Witzel e quebrará sigilos de gestoras de hospitais Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

A cúpula da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid decidiu realizar uma sessão secreta com o ex-governador do Rio, Wilson Witzel, e quebrar os sigilos telefônico e fiscal de organizações sociais pagas para administrar hospitais no Rio de Janeiro. Os requerimentos serão pautados na sexta-feira (18), conforme decisão anunciada pelo presidente da CPI, Omar Aziz (PSD-AM).

Witzel foi à CPI nesta quarta-feira (16), mas desistiu de falar e encerrou o depoimento após um bate-boca com os senadores Flávio Bolsonaro (Patriota-RJ) e Jorginho Mello (PL-SC), aliados do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

O ex-governador prometeu revelar fatos gravíssimos que comprovam a interferência do governo federal na gestão estadual do Rio e desvios de recursos da Saúde do estado por meio das organizações sociais que administram os hospitais.

Durante o depoimento, Witzel disse que os hospitais federais no Rio “têm um dono”, sem citar nomes. Ele foi afastado do cargo pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) e sofreu um processo de impeachment por acusações de desvios nos recursos da Saúde.

– Você imagina o quanto é preocupante um depoente vir dizer que essa rede tem um dono permanente a se beneficiar dela – afirmou o relator da CPI, Renan Calheiros (MDB-AL), em entrevista coletiva.

Para Calheiros, com a presença de Flávio Bolsonaro e de deputados bolsonaristas na comissão, o depoimento do ex-governador “permitiu um reencontro da CPI com a milícia”.

Flávio Bolsonaro acusou Witzel de fazer palanque político na comissão e de fugir na hora de responder sobre as acusações das quais é alvo. Nas redes sociais, após a sessão da comissão do Senado, o filho do presidente Jair Bolsonaro fez uma transmissão ao vivo citando perguntas que faria ao ex-governador.

Flávio acusou a cúpula da CPI de promover um “jogo combinado” e de “passar a mão na cabeça” de Witzel, livrando o ex-governador de responder sobre o destino das verbas federais enviadas ao estado do RJ. Witzel nega qualquer desvio.

Depoimentos
A CPI vai ouvir nesta quinta-feira (17), o auditor do Tribunal de Contas da União (TCU) Alexandre Marques, autor de um estudo paralelo que questionou o número de mortes por Covid-19 no país e foi usado por Bolsonaro, sendo desmentido pelo próprio TCU.

Para o mesmo dia, a comissão pautou o depoimento do empresário Carlos Wizard, que está fora do Brasil e pediu para ser ouvido de forma virtual – pedido negado pela CPI.

Os senadores não esperam a presença de Wizard amanhã. A cúpula da comissão decidiu pedir a apreensão do passaporte do empresário até que ele compareça ao Senado. A medida depende de autorização judicial.

O convocado é apontado como integrante do “gabinete paralelo” que assessorou o presidente Jair Bolsonaro na pandemia do novo coronavírus.

– Ele não vem amanhã – afirmou o vice-presidente da CPI, Randolfe Rodrigues, ao falar da medida.

O presidente da comissão, Omar Aziz, ironizou a ausência de Wizard.

Espero que ele pegue um avião e venha amanhã – disse.

*Estadão

Leia também1 Witzel promete revelar 'fato gravíssimo' em sessão sigilosa
2 Witzel abandona CPI ao ser questionado sobre respiradores
3 Witzel diz que abandonou CPI após acusações "chulas"
4 Na CPI, Flávio Bolsonaro aponta 'conchavo' entre Renan e Witzel
5 CPI dá 10 dias para Azul explicar visita de Bolsonaro a avião

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.