Leia também:
X “Agora vem a eleição? Vamos para o ataque”, afirma Guedes

CPI critica ato de Bolsonaro e vai reconvocar Pazuello e Queiroga

Omar Aziz, presidente da comissão, atacou o passeio de moto do presidente e chamou ato de "estupidez"

Pleno.News - 24/05/2021 08h36 | atualizado em 24/05/2021 09h47

Cúpula da CPI da Covid formada pelos senadores Randolfe Rodrigues, Omar Aziz e Renan Calheiros Foto: Agência Senado/Jefferson Rudy

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid cobrará explicações do governo federal, da prefeitura e do governo do Rio de Janeiro sobre a chamada “motociata” realizada pelo presidente Jair Bolsonaro pelas ruas da capital do Rio. A cúpula da comissão também acertou que o ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello e o atual chefe da pasta, Marcelo Queiroga, serão reconvocados.

As decisões foram tomadas em reunião no domingo (23), pelo grupo majoritário da CPI. O presidente da comissão, senador Omar Aziz (PSD-AM), atacou o passeio de moto realizado pelo chefe do Executivo e chamou o ato de “estupidez”.

– É inacreditável ficar passeando de moto num momento em que país perdeu 450 mil vidas. É uma estupidez. As imagens falam por si – afirmou Aziz.

Além de Pazuello e Queiroga, senadores que integram a CPI da Covid querem convocar o advogado Arthur Weintraub, ex-assessor da Presidência da República, para prestar esclarecimentos sobre a existência de um suposto gabinete paralelo de aconselhamento do presidente Jair Bolsonaro no enfrentamento à pandemia.

Os requerimentos de convocação foram protocolados pelos senadores Alessandro Vieira (Cidadania-SE) e Humberto Costa (PT-PE). Como o advogado mora hoje nos Estados Unidos, onde atua como representante do Brasil na Organização dos Estados Americanos (OEA), o depoimento poderá ser feito por videoconferência. A convocação ainda precisa ser aprovada pela comissão.

*Estadão

Leia também1 Quatro estados brasileiros já têm casos suspeitos da cepa indiana
2 "Agora vem a eleição? Vamos para o ataque", afirma Guedes
3 Filho de Covas sobre momentos finais com pai: "Muito guerreiro"
4 Girão sobre a CPI: 'Até quarta-feira, vamos saber quem é quem'
5 Maior igreja cristã da Suécia se autodenomina "trans"

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.