Leia também:
X Mourão reforça que Bolsonaro não tem como ‘controlar tudo’

CPI convoca acusado de propina e suposto “vendedor” de vacina

Depoimentos estão marcados para ocorrer na próxima semana

Pleno.News - 30/06/2021 12h39 | atualizado em 30/06/2021 13h50

Sessão da CPI da Covid no Senado Foto: Agência Senado/Pedro França

A CPI da Covid aprovou, na manhã desta quarta-feira (30), a convocação do ex-diretor do Departamento de Logística do Ministério da Saúde, Roberto Ferreira Dias, e de Luiz Paulo Dominguetti Pereira, que se apresenta como representante da Davati Medical Supply e que disse ter recebido de Ferreira Dias um pedido de propina de 1 dólar (R$ 4,96) por cada dose da vacina AstraZeneca.

A CPI também aprovou a quebra de sigilos bancário, fiscal, telefônico e telemático de Ferreira Dias. Além disso, pediu informações ao Brasília Shopping e ao restaurante Vasto, onde teria ocorrido a reunião entre Luiz Pereira e o ex-diretor do Ministério da Saúde. Aziz marcou para a próxima quarta-feira (7) o depoimento de Ferreira Dias. Já Pereira terá de comparecer à CPI na sexta-feira (2).

A realização de uma oitiva secreta para ouvir o deputado Luis Claudio Miranda também foi chancelada pela CPI. O depoimento deve ocorrer na próxima terça-feira (6). Os senadores ainda pediram informações ao Ministério da Saúde sobre os acessos aos sistemas da pasta pelo servidor Luis Ricardo Miranda, irmão do Luis Claudio Miranda.

No domingo (27), o deputado afirmou que o Ministério da Saúde bloqueou o acesso do servidor ao sistema do ministério. Os senadores ainda aprovaram a convocação de Marcelo Bento Pires, ex-funcionário do Ministério da Saúde também apontado como responsável por pressionar no negócio da Covaxin.

O líder do governo no Senado, Fernando Bezerra (MDB-PE), disse aos senadores da CPI da Covid que o governo decidiu exonerar o diretor do Departamento de Logística do Ministério da Saúde, Roberto Ferreira Dias, para “facilitar toda a apuração” que estaria sendo feita pela Controladoria-Geral da União (CGU).

– Governo não coaduna com qualquer tipo de irregularidade. Exonerou[-o] para justamente facilitar toda a apuração que está sendo feita pela CGU – disse Bezerra.

*AE

Leia também1 CPI: Carlos Wizard nega gabinete paralelo e usa direito ao silêncio
2 Acusado de pedir propina foi nomeado na gestão Mandetta
3 Sikêra Jr diz que se excedeu ao se revoltar com comercial: "Perdão"
4 CPI da Covid-19 convoca Ricardo Barros para dia 8 de julho
5 Bolsonaro publica vídeo "Como funciona o voto impresso"

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.