Leia também:
X Voto impresso: Relator promete parecer para a próxima semana

CPI avalia incluir Jair Bolsonaro na lista de investigados

Debate jurídico discute se a comissão teria o poder de investigar o presidente da República

Thamirys Andrade - 21/06/2021 09h29 | atualizado em 21/06/2021 09h42

Cúpula da CPI da Covid Foto: Agência Senado/Jefferson Rudy

O grupo majoritário da CPI da Covid no Senado quer avançar nos próximos dias em decisões internas, como a discussão sobre incluir ou não o presidente Jair Bolsonaro no rol de investigados. Na semana passada, a comissão anunciou que investiga 14 pessoas. Na lista, estão o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, e o seu antecessor, Eduardo Pazuello.

Um grupo de juristas estuda desde o dia 11 de junho, a pedido da CPI, os crimes que poderiam ser imputados ao presidente e outras autoridades por ações e omissões no combate à pandemia de Covid-19.

A possibilidade de Bolsonaro entrar na relação de investigados também passa por um debate jurídico, que discute se a comissão teria o poder de investigar o presidente da República.

O tema deve ser debatido nesta segunda-feira (21) em reunião do chamado G7, maioria da CPI composta por sete senadores de oposição e independentes. Quando divulgou a relação dos 14 investigados na sexta-feira passada (18), o relator, Renan Calheiros (MDB-AL), indicou a intenção de colocar Bolsonaro na mesma lista, mas ressalvou que a competência da CPI para isso ainda é analisada.

– Se pudermos investigar, se a competência nos permitir, vamos investigar, sim – disse Renan.

O encontro desta segunda-feira também deverá servir para os senadores debaterem como a comissão irá tratar as declarações dadas pelo ex-governador do Rio, Wilson Witzel.

Em depoimento à CPI no dia 16, Witzel levantou suspeita de ilegalidade na gestão de hospitais federais no estado, e prometeu dar mais informações em um novo depoimento, mas, desta vez, secreto.

A realização da oitiva sigilosa deve ser votada na terça pela comissão. A cúpula da CPI deseja realizar o depoimento o mais brevemente possível.

*Com informações da AE

Leia também1 Voto impresso: Relator promete parecer para a próxima semana
2 25% do Senado é alvo de ação por improbidade administrativa
3 Flávio aponta diferenças entre atos da direita e da esquerda
4 STF: Julgamento sobre voto de qualidade no Carf é suspenso
5 Mourão: "É chato deixar o vice fora de reuniões com ministros"

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.