CPI: Antes de depor, deputado do AM faz críticas a governadores
"Não é competência da Assembleia Legislativa fiscalizar o governo federal", diz Fausto Junior
Pleno.News - 29/06/2021 10h36 | atualizado em 29/06/2021 11h10

Em entrevista pouco antes do início do depoimento à CPI da Covid nesta terça-feira (29), o deputado estadual do Amazonas Fausto Junior (MDB) mostrou que o foco de sua fala será sobre as irregularidades levantadas pela CPI da Saúde naquele estado.
O parlamentar, relator da comissão estadual, evitou críticas ao governo federal e atribuiu a responsabilidade da crise sanitária a gestores locais.
– Não é competência da Assembleia Legislativa fiscalizar o governo federal. Nosso acompanhamento é no sentido de torcer realmente para que a CPI do Senado consiga elucidar… se houve ou não algum tipo de irregularidade e tentar contribuir com as informações que nós tivemos in loco, lá, no Amazonas – disse Fausto Junior à CNN.
Na avaliação dele, o colapso na Saúde no Amazonas era “evidente” diante do despreparo do sistema estadual.
– O grande problema no estado do Amazonas foi a falta de tratamento. Muitas pessoas morreram em casa, foram enterradas em valas coletivas – pontua.
Segundo ele, o colapso poderia ter sido evitado.
– Tem várias gestões envolvidas que poderiam ter resolvido os problemas da Saúde, e não fizeram – declara.
Questionado sobre quais seriam os responsáveis, o deputado respondeu: “Os governos estaduais, sem dúvida”.
Com relação aos trabalhos realizados pela CPI da qual foi relator, Fausto Junior afirmou que a função do relatório produzido pela Assembleia Legislativa do Amazonas foi municiar os órgãos de controle.
– Baseado no relatório da CPI da Saúde, houve três operações da Polícia Federal que, sim, denunciaram o governador do estado. Sem dúvida, se não houvesse a elucidação desses fatos, certamente talvez não haveria essas investigações – afirmou.
De acordo com Fausto Junior, o papel da CPI foi de “combate à corrupção”.
A CPI da Covid desta terça-feira já abriu sessão para votar requerimentos e ouvir Fausto Junior.
*AE
Leia também1 CPI consegue 27 assinaturas para prorrogação, diz Randolfe
2 Weber envia à PGR ação contra Bolsonaro por prevaricação
3 Após denúncia, web se une e diz que #RenanSabiaDeTudo
4 Aziz afirma que Ricardo Barros será convocado pela CPI
5 Renan Calheiros: ‘Fui vítima da PGR como Lula foi da Lava Jato’