Leia também:
X Ex-ministro de Dilma é flagrado furtando cones

Covidão: Ação contra fraudes prende secretário de Saúde

Francisco Araújo é titular da pasta no Distrito Federal e é alvo de operação contra superfaturamento na compra de testes

Paulo Moura - 25/08/2020 07h33 | atualizado em 25/08/2020 07h34

Secretário de Saúde do DF, Francisco Araújo Foto: Agência Brasília/Renato Alves

O secretário de Saúde do Distrito Federal, Francisco Araújo, foi preso na manhã desta terça-feira (25) durante uma operação do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) que apura o superfaturamento de R$ 30 milhões sobre contratos de R$ 73 milhões na compra de testes de Covid-19 pelo Governo do Distrito Federal (GDF).

A ação é um desdobramento da primeira fase da Operação Falso Negativo, que ocorreu em julho no DF e em sete estados: Goiás, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Bahia e Espírito Santo. Na ocasião, os agentes cumpriram 74 mandados de busca e apreensão.

Na investigações são apurados os crimes de fraude à licitação, contra a ordem econômica, organização criminosa e corrupção ativa e passiva. Alguns dos alvos na primeira fase foram: Jorge Antonio Chamon Júnior, diretor do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen); e Iohan Andrade Struck; subsecretário de Administração Geral da Secretaria de Saúde do DF. Uma das empresas investigadas é a Methabio.

Para as ações desta terça foram expedidos, ao todo, 44 mandados de busca e apreensão e sete de prisão, entre temporárias e preventivas. Procuradas, a Secretaria de Saúde e o governo do DF ainda não se manifestaram.

Leia também1 Datena se revolta ao vivo e afirma que "bundão é o Jair"
2 Crise faz Globo lançar programa de televendas
3 "Deus fez um grande milagre", diz Cauan sobre sua saúde
4 Carteiros mantêm greve e criticam Correios em carta
5 Internada, Zambelli agradece por orações e votos de melhora

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.