Leia também:
X Telegram ultrapassa os 500 milhões de usuários ativos

Cotado para o STF zera processos com conclusão vencida

Juiz William Douglas disse que cumprir seu dever "é um prazer"

Pleno.News - 12/01/2021 16h36 | atualizado em 12/01/2021 19h50

Juiz federal William Douglas Foto: Divulgação

O juiz federal William Douglas, da 4ª Vara Federal de Niterói, Região Metropolitana do Rio de Janeiro, usou as redes sociais para destacar que não tem processos com conclusão vencida. Em uma publicação, ele celebrou o resultado e disse que cumprir seu dever “é um prazer”.

– Zero processo com conclusão vencida. Nada além do dever, mas é um prazer cumprir um dever – ressaltou o magistrado.

Publicação do magistrado Foto: Reprodução

Não ter processos vencidos indica que o juiz é eficiente em seu trabalho e não deixa acumular ‘serviços’. Além disso, entregar processos com celeridade indica comprometimento com a sociedade.

William Douglas também é professor universitário e acadêmico em Direito. Além de ser bacharel, ele possui pós-graduação em Políticas Públicas e Governo e mestrado em Estado e Cidadania. Já exerceu as atividades de advogado, delegado de polícia e defensor público.

Por sua vasta atuação no Direito, no setor público, e por sua fé cristã, ele é um dos nomes possíveis para assumir uma vaga no STF, prometida pelo presidente Jair Bolsonaro a alguém “terrivelmente evangélico”. Em entrevista especial ao Pleno.News, no ano passado, o magistrado falou sobre sua carreira no Poder Judiciário e também como vê as críticas ao Supremo Tribunal Federal.

– A demora e a burocracia são problemas reais, mas parte delas só pode ser resolvida com a mudança das leis processuais e com uma mudança de mentalidade das pessoas. É preciso investir mais em conciliação, mediação e em outras formas de resolução dos conflitos. Críticas são parte natural da democracia e acontecem em relação aos Três Poderes. Cada um deve ouvi-las, filtrar o que é pertinente e aproveitar a chance de melhorar seu desempenho – avaliou.

Sobre uma possível indicação ao STF, ele disse que é grato pelas manifestações de apoio, mas destacou que a decisão é do presidente.

– Não fui sondado. Fico grato pelas manifestações de apoio e confiança, mas a indicação é atribuição exclusiva do presidente.

CONHEÇA MAIS
William Douglas também é escritor e já escreveu mais de 50 livros, com mais de 1,2 milhão de cópias vendidas. Entre eles estão os best sellers As 25 Leis Bíblicas do Sucesso, Como Passar em Provas e Concursos e Os 10 Mandamentos para Uma Vida Melhor.

O juiz já recebeu diversos prêmios por suas contribuições à sociedade, sendo quatro medalhas militares, três prêmios pelo trabalho de inclusão social e racial e várias medalhas civis. É um dos autores da proposta de criação dos Juizados Especiais Federais, de 1994.

Entre seus trabalhos com preocupação social mais emblemáticos estão a Missão Vida, que recupera pessoas em situação de rua; a Educafro, pela inclusão racial e social; o Coletivo Justiça Negra Luiz Gama; e o Projeto Cristolândia, da CBB, do qual foi coordenador de empreendedorismo.

Leia também1 "Estado é laico, mas o presidente e seu ministério são cristãos"
2 Bolsonaro sobre Ford: 'Perdeu para a concorrência, lamento'
3 Chefe da Secom rebate Maia sobre saída da Ford do Brasil
4 Filhos de ex-ministro de Lula são alvos de nova fase da Lava Jato
5 Gilmar encerra dois inquéritos abertos com delação de Palocci

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.