Leia também:
X No 1º turno, Bolsonaro não apoiará candidatos a prefeito

Corte Especial do STJ vai julgar afastamento de Wilson Witzel

Análise da decisão monocrática que afastou o governador nesta sexta acontecerá na próxima quarta

Paulo Moura - 28/08/2020 13h47 | atualizado em 28/08/2020 13h52

Plenário do Superior Tribunal de Justiça Foto: Agência Brasil/José Cruz

A Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça (STJ) vai se reunir na próxima quarta-feira (2) para analisar a decisão monocrática tomada pelo ministro Benedito Gonçalves, nesta sexta-feira (28), de afastar o governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel. Segundo Gonçalves, o afastamento foi usado para frear a liderança de Witzel no grupo criminoso que desviou recursos da saúde.

A Corte Especial que julgará a decisão na próxima quarta, reúne os 15 ministros mais antigos do STJ. É o órgão competente para julgar autoridades com foro no tribunal superior. A sessão de julgamento começa às 14h e será transmitida pelo canal do STJ no YouTube. O ministro Benedito Gonçalves, responsável pela decisão desta sexta, faz parte da Corte Especial.

Além do afastamento do governador, o ministro Benedito Gonçalves ainda decretou a prisão temporária do presidente do Partido Social Cristão (PSC), Everaldo Dias Pereira – o pastor Everaldo –, e de mais dez pessoas, todas investigadas na Operação Placebo, que apura a formação de organização criminosa para o desvio de recursos na área da saúde do Rio de Janeiro.

Ao justificar a necessidade das prisões temporárias, o ministro destacou que quaisquer medidas cautelares mais brandas – como a proibição de contato com pessoas investigadas, o monitoramento eletrônico e a prisão domiciliar – não seriam suficientes.

– Na medida em que não obstariam a manutenção de práticas para ocultação de evidências e destruição de elementos de informação e de prova, como remessa de recursos ao exterior, influência sobre testemunhas e outras ações ilegais – destacou.

Leia também1 'Covidão do RJ' envolve pastor, deputado do PT e até reitor
2 Caso Wilson Witzel: Entenda o afastamento e quem é quem
3 Limites? Web cria série de memes após saída de Witzel
4 Denunciado, Witzel culpa Bolsonaro por perseguição
5 Witzel e esposa são acusados de criar "caixinha de propina"

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.