Leia também:
X Chanceler russo chega no Brasil acompanhado de 18 seguranças

Correios: Sindicalista ligado ao PT vai presidir fundo de pensão

Será o segundo sindicalista na função só no atual governo Lula

Pleno.News - 17/04/2023 13h00 | atualizado em 17/04/2023 14h04

Correios Foto: Agência Brasil

O Postalis, fundo de pensão dos funcionários dos Correios, selecionou como seu novo presidente um dirigente do Sindicato dos Bancários de São Paulo, ligado ao PT. O sindicalista Camilo Fernandes dos Santos será confirmado no cargo nesta segunda-feira (17), após reunião do Conselho Deliberativo.

Fernandes será o segundo sindicalista a assumir o comando de um fundo de pensão desde a eleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Em fevereiro, outro dirigente do Sindicato dos Bancários de São Paulo, João Luiz Fukunaga, passou a chefiar a Previ, fundo de pensão de previdência dos funcionários do Banco do Brasil, o maior do país. Fukunaga foi indicado pela presidente do Banco do Brasil, Tarciana Medeiros.

O Sindicado dos Bancários de São Paulo é um berço histórico de fundadores e dirigentes do PT, como os ex-ministros Luiz Gushiken, Ricardo Berzoini e o ex-tesoureiro do partido João Vaccari Neto, entre outros envolvidos em investigações, como a Operação Lava Jato, além de Sergio Rosa, ex-presidente da Previ.

Nos últimos anos, a Operação Greenfield investigou suspeitas de fraudes bilionárias em alguns dos principais fundos de pensão do país, entre eles o Postalis – que tem um patrimônio de R$ 10,6 bilhões em investimentos – e o Previ.

Os seis integrantes do Conselho Deliberativo do Postalis vão se reunir às 14 horas desta segunda para chancelar a escolha do dirigente sindical. Gestores ligados aos funcionários dos Correios têm receio de interferência política na gestão do Postalis. Servidores apontam a falta de experiência de Camilo Fernandes no setor de fundos de pensão, em administração de ativos e com o setor dos Correios.

Camilo Fernandes dos Santos é diretor honorário do Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região, presidente da Afubesp (Associação dos Funcionários do Grupo Santander Banespa, Banesprev e Cabesp) e um dos diretores da Anapar (Associação Nacional dos Participantes de Previdência Complementar e Autogestão em Saúde).

O nome dele foi o único no comunicado final com o resultado de um processo seletivo para presidente. Divulgado na última quinta-feira (13), pelo Postalis, esse documento foi assinado pela gerente de Recursos Humanos, Ana Cláudia Alves Figueiredo.

– O Postalis aguarda a deliberação de seu Conselho Deliberativo, na reunião de hoje à tarde, para divulgar os detalhes sobre o processo seletivo para o novo presidente – disse.

O presidente interino do Postalis é o diretor de Gestão Previdencial, Carlos Alberto Zachert. Em março, a composição do Conselho Deliberativo mudou após a troca na direção dos Correios, promovida pelo governo Lula. Os três novos representantes indicados pela patrocinadora do fundo assumiram. A presidente do conselho é Karina Leite Ribeiro Nassarala.

*AE

Leia também1 Privatizações: Governo autoriza saída de Telebras e Correios
2 Lula retira dez estatais de lista de programa de privatizações
3 Governo Lula aprova aumento de 5,4% nas tarifas dos Correios
4 Marina diz estar sangrando após derrota em Congresso da Rede
5 Editora do Wall Street Journal sobre Lula: 'Demagogo obcecado'

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.