Leia também:
X Motorista embriagado e sem CNH atropela 5 crianças em MG

Coração preservado de D. Pedro I é recebido por Bolsonaro no DF

Ato contou com honras militares

Pleno.News - 22/08/2022 09h31 | atualizado em 22/08/2022 13h45

Portugal emprestou coração de Dom Pedro I para celebração dos 200 anos da Independência Brasileira Foto: Reprodução/Print de vídeo YouTube Irmandade da Lapa

O coração preservado em formol do imperador Dom Pedro I chegou a Brasília na manhã desta segunda-feira (22), como parte das comemorações dos 200 anos da Independência do Brasil, no dia 7 de Setembro.

A relíquia irá para o Palácio Itamaraty, na Esplanada dos Ministérios, onde poderá ser vista pelo público. E, na manhã desta terça-feira (23), foi recebida na rampa do Palácio do Planalto pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) com honras militares – o rito é o mesmo utilizado nas visitas de chefes de Estado estrangeiros.

A aprovação para a vinda do coração de Dom Pedro I foi concedida pela Câmara Municipal da cidade do Porto, onde o coração do mandatário brasileiro está preservado seguindo orientações deixadas por ele em seu testamento.

Os presidentes da Câmara e do Senado, Arthur Lira (PP-AL) e Rodrigo Pacheco (PSD-MG), foram convidados para a recepção ao coração de Dom Pedro I no Palácio do Planalto, onde foram executados os hinos Nacional e da Independência. No dia 6 de setembro, haverá uma cerimônia com a presença dos chefes de Estado dos países de língua portuguesa, inclusive o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa.

Após a recepção por Bolsonaro, o coração permanece no Palácio Itamaraty até 8 de setembro. A partir de quinta-feira (25), a relíquia poderá ser vista pelo público em geral – durante a semana, apenas visitantes agendados previamente poderão ir ao salão onde o coração ficará guardado. O público geral poderá ver o artefato aos fins de semana.

Chamado em Portugal de Pedro IV, Dom Pedro I nasceu em Queluz, na região metropolitana de Lisboa, em 1798. Pisou no Brasil pela primeira vez em 1808, junto com o restante da Corte Portuguesa, quando Portugal foi invadido pelas tropas francesas de Napoleão Bonaparte. Em 1822, foi o responsável por proclamar a Independência do Brasil, sendo imperador até 1831.

Apesar de o coração do imperador ficar em Portugal, os demais restos mortais estão no Brasil: ele e outros integrantes da Casa Imperial estão sepultados numa cripta que fica sob o Monumento à Independência, no Parque da Independência, em São Paulo. Os despojos foram trazidos ao Brasil pela ditadura militar para a comemoração dos 150 anos da Independência, em 1972.

*AE

Leia também1 Lula tira "regulação do agro" de suas diretrizes de governo
2 Ex-mulher aciona Justiça para impedir candidatura de Lira
3 Presidente Bolsonaro estará no Jornal Nacional nesta segunda
4 Lewandowski valida 2 registros de candidatura à Presidência
5 PT recorre ao TSE contra decisão de manter tuíte sobre Lula e PCC

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.