Leia também:
X Major Olímpio: “Apoio do PSL a Rodrigo Maia foi gol de placa”

Cooperação entre Brasil, EUA e Israel é natural, diz Heleno

Para o ministro do GSI, os três países ficarão mais próximas na área de inteligência

Henrique Gimenes - 03/01/2019 17h50 | atualizado em 03/01/2019 18h03

Ministro do GSI, Augusto Heleno Foto: Agência Brasil/Fabio Rodrigues Pozzebom

O ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), general Augusto Heleno, afirmou, nesta quinta-feira (3), que a aproximação do serviço de inteligência do Brasil com Israel e Estados Unidos é “natural”. A declaração foi dada a jornalistas após o presidente Jair Bolsonaro visitar a secretaria de Segurança e Coordenação Presidencial do GSI.

Ao ser questionado sobre o trabalho conjunto entre os três países na área de inteligência, Heleno afirmou que o Brasil tem “capacidades bem desenvolvidas em termos de inteligência, de troca de informações” e que a cooperação será ampliada, naturalmente.

– Israel tem um grande conhecimento desse assunto por razões óbvias, então, a aproximação com Israel, a aproximação com os EUA, com esses países que têm esse campo de poder muito desenvolvido, é natural que aconteça. E vai acontecer também naturalmente – apontou.

O ministro também foi questionado sobre a transferência da embaixada do Brasil em Israel para Jerusalém. Caso a mudança se concretize, países árabes que consomem carne bovina e de aves do Brasil podem adotar represálias comerciais. Para Heleno, no entanto, o Brasil não deve sofrer nenhum ataque.

– Não vai chegar nesse ponto, não. Isso aí é um pensamento do presidente, por enquanto. Se acontecer, vai acontecer com precaução e mostrando à comunidade árabe que isso não é nenhuma preocupação. É natural, porque quem disse que a capital era Jerusalém foram os próprios israelense – ressaltou.

Leia também1 Após reunião, Onyx Lorenzoni anuncia medidas do governo
2 Rodrigo Maia tenta, mas não recebe apoio do PT à reeleição

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.