Leia também:
X Ministro Fachin arquiva ação de Bolsonaro para ‘enquadrar o STF’

Convocado pela Alerj, Sérgio Camargo reage: “Palhaçada”

Presidente da Fundação Palmares deu declarações sobre a CPI da Intolerância Religiosa

Pleno.News - 25/08/2021 20h03

Presidente da Fundação Cultural Palmares Sérgio Camargo de paletó e gravata verde
Presidente da Fundação Palmares, Sérgio Camargo Foto: Reprodução/Redes sociais

Nesta quarta-feira (25), o presidente da Fundação Palmares, Sérgio Camargo, usou as redes sociais para se manifestar sobre sua convocação para a CPI da Intolerância Religiosa, na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj). Ele foi convocado porque decidiu abrir um concurso público para substituir o logotipo da fundação, feito em homenagem ao orixá Xangô.

– Se a Palmares escolhesse a genitália ou folhas de maconha para novo logotipo, a esquerda não estaria surtada. Muito pelo contrário. Aplaudiria! (…) Palhaçada! (…) Uma CPI da Alerj vai me convocar sob a alegação difamatória e caluniosa de “racismo religioso”. Resta saber se deputados estaduais têm a prerrogativa de inquirir gestor federal. Em tempo: racistas são eles – escreveu Sérgio, no Twitter.

Publicações de Camargo Foto: Reprodução

O relator da CPI, deputado Átila Nunes, enviou nesta terça-feira (24) uma representação ao Ministério Público Federal pedindo a abertura de inquérito e o cancelamento do concurso aberto pela Fundação Palmares.

Sérgio Camargo sobre convocação da Alerj: ‘Palhaçada’ Foto: Reprodução

O símbolo que Camargo planeja substituir foi criado em 2010 pelo designer baiano Beto Cerqueira e representa o machado de Xangô. Após o anúncio da troca, sete instituições de design divulgaram notas de repúdio contra a alteração.

O relator afirma que “não se pode pactuar com a extinção da grande conquista que a instituição representa para a comunidade negra brasileira, que é a promoção da preservação dos valores culturais, sociais e econômicos decorrentes da influência negra na formação da sociedade brasileira”.

No Twitter, Camargo afirmou que “não há intolerância religiosa alguma” e que o novo símbolo “representará o povo brasileiro em toda a sua amplitude”. O edital do concurso determina que o logo deverá, “obrigatoriamente, adotar formas e cores que remetam única e exclusivamente à nação brasileira, considerando a condição de Estado laico do Brasil”.

O valor oferecido para o vencedor do concurso é de R$ 20 mil.

Leia também1 Camargo muda logo da Palmares e é acusado de intolerância
2 Camargo diz que vai processar Martinho da Vila por racismo
3 Camargo é chamado de "preto de alma branca" e rebate sambista
4 Camargo rebate colunista: 'A matéria desinforma o leitor'
5 Camargo ironiza declaração de Vittar sobre 'posse' de Lula

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.