Leia também:
X Doria antecipa vacinação em SP, mas não divulga novas datas

Conselho de Ética suspende mandato de Silveira por 6 meses

Esta é a segunda suspensão contra o deputado

Gabriela Doria - 07/07/2021 15h01 | atualizado em 07/07/2021 16h51

Deputado federal Daniel Silveira é alvo de ações no Conselho de Ética Foto: Câmara dos Deputados/Luis Macedo

O Conselho de Ética da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (7), a suspensão do mandato do deputado Daniel Silveira (PSL-RJ) por seis meses.

Parlamentares da oposição tentaram transformar a punição em cassação, mas não conseguiram votos suficientes. Silveira poderá recorrer à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) para que o caso seja decidido em plenário.

Daniel Silveira responde a três ações no Conselho de Ética, mas o caso julgado nesta quarta, que trata dos ataques do deputado aos ministros do STF e da apologia ao AI-5, é considerado o mais grave.

A própria base aliada do governo federal trabalhou pela aprovação da suspensão por seis meses. O receio era de que um novo parecer alterasse a punição para a cassação do mandato. O deputado Fernando Rodolfo (PL-PE) é o autor do parecer.

– Talvez uma suspensão de seis meses seja mesmo pouco. [O] Ideal seria um período maior. Mas entendo que a cassação do mandato é medida extrema. Concordo que o deputado Daniel extrapolou o limite do bom senso. Não concordo com sua postura. E repudiamos [isso] aqui. Mas ele não praticou ato de corrupção, não matou. Perder o mandato pelo que ele fala é muito grave. Acho que ele já está pagando por seus excessos. Está preso. Acaba de voltar para a cadeia. Se o deputado não chegou, já está muito próximo do fundo do poço. [É] Provável que nem volte mais ao mandato nesta legislatura, se as penas de suspensão forem somadas. E o Supremo (STF) pode até suspender seus direitos políticos – apontou Fernando.

Esta é a segunda suspensão do mandato de Daniel Silveira que o Conselho aprovou. A primeira indica o afastamento do deputado por dois meses e foi confirmada na semana passada. Esta ação tratava do vídeo em que Silveira disse que manifestantes “antifascistas” poderiam levar um “tiro na caixa do peito”.

Leia também1 "Não entro em disputa para perder", diz Doria sobre prévias
2 Câmara rejeita urgência em projeto do passaporte sanitário
3 Covaxin: Weber envia autos à PF. Bolsonaro pode ser ouvido
4 Cármen será relatora da ação que obriga prorrogação da CPI
5 Vereador acusado de transfobia diz que denúncia é 'ideológica'

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.