Leia também:
X Bolsonaro diz torcer por privatização dos Correios

Conselho de Ética recomenda censura escrita a Daniel Silveira

Deputado é acusado de ter ameaçado opositores em redes sociais

Pleno.News - 13/07/2021 20h04

Daniel Silveira foi preso após decisão do ministro Alexandre de Moraes
Deputado Daniel Silveira Foto: Câmara dos Deputados/Cleia Viana

O Conselho de Ética da Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (13), por 11 votos a 5, a aplicação de censura escrita ao deputado Daniel Silveira (PSL-RJ). O parlamentar responde, nesta representação, pela acusação de ter ameaçado manifestantes contrários ao governo, por meio de postagem em uma rede social em 2020. As informações são da Agência Brasil.

É a terceira representação contra Silveira no Conselho de Ética. A pena de censura escrita foi proposta pelo deputado Diego Garcia (Pode-PR), relator da representação. O parlamentar foi escolhido após a rejeição, por 10 votos a 9, do parecer proposto pela deputada Professora Rosa Neide (PT-MT), que previa a suspensão do mandato de Silveira por três meses.

Neste caso, a representação contra Silveira foi movida pelos partidos Rede, PSOL e PSB.

Por se tratar de pena considerada branda, a decisão não precisa ser votada pelo plenário. A Mesa Diretora da Câmara deverá definir se a pena será apenas lida no plenário ou publicada diretamente no Diário da Câmara dos Deputados e transmitida ao parlamentar.

DEFESA
Em depoimento no Conselho de Ética, Silveira afirmou que não fez nenhuma ameaça no vídeo e que, na verdade, respondeu a uma agressão que tinha sofrido.

– Eu disse: ‘caso venham me agredir, eu vou me defender e vou defender minha família’ – relatou.

SUSPENSÃO
Na semana passada, o Conselho de Ética aprovou parecer que recomenda a suspensão, por seis meses, do mandato do deputado Daniel Silveira (PSL-RJ). O parlamentar responde nesta representação por quebra de decoro parlamentar por ter gravado e divulgado um vídeo em que incita a violência contra ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).

PRISÃO
Silveira está preso desde fevereiro deste ano, por decisão do ministro do STF Alexandre de Moraes após divulgação de vídeo em que incitava violência contra os ministros da Corte. O parlamentar chegou a ir para a prisão domiciliar em março, mas voltou para o regime fechado no fim de junho após violações ao uso da tornozeleira eletrônica.

Leia também1 Advogado pede prisão de Moraes por tortura contra Silveira
2 Defesa diz que Daniel Silveira 'agiu sem pensar' ao pedir asilo
3 Conselho de Ética suspende mandato de Silveira por 6 meses
4 Moraes dá 48 horas para Daniel Silveira explicar pedidos de asilo
5 Moraes impõe multa de R$ 20 mil a Silveira por desacato

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.