Leia também:
X Justiça solta PM suspeito de atirar em turista na Rocinha

Conselho de Ética arquiva pedido de cassação de Aécio

Decisão foi do presidente, senador João Alberto Souza, que aceitou recomendação da Advocacia-Geral do Senado

Henrique Gimenes - 24/10/2017 20h47 | atualizado em 25/10/2017 11h44

Conselho de Ética arquiva pedido de cassação de Aécio Foto: Agência Brasil/Wilson Dias

O presidente do Conselho de Ética do Senado, João Alberto Souza (PMDB-MA), arquivou, nesta terça-feira (24), uma representação que pedia a cassação do mandato do senador Aécio Neves. A decisão acontece após recomendação da Advocacia-Geral do Senado. O pedido havia sido apresentado pelo PT.

Na decisão, o senador João Alberto Souza afirma que o Conselho de Ética da Casa já havia arquivado um pedido semelhante em julho, apresentado pelo PSOL e Rede. Senadores ainda podem entrar com recurso para tentar reverter a decisão.

O pedido pela cassação do senador Aécio Neves foi apresentado no final de setembro. Para o PT, Aécio feriu artigo do código de ética do Senado por ter recebido vantagens indevidas e praticado irregularidades graves durante seu mandato. O partido cita ainda o pedido de R$ 2 milhões feito ao empresário Joesley Batista, da J&F, pelo senador afastado.

Em nota, a defesa do senador afirma que não houve crime. “A defesa do senador Aécio Neves reitera a absoluta correção de sua conduta. As investigações demonstrarão que os recursos citados referem-se a um empréstimo entre privados que não envolveu dinheiro público ou qualquer contrapartida. Portanto, não houve crime ou quebra de decoro”.

LEIA TAMBÉM
+ Aécio Neves: ‘Sou vítima de uma ardilosa armação’
+ Senado revoga afastamento de Aécio Neves do mandato

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.